Ambos obtiveram 88,8 pontos e ficaram na 181ª e 182ª colocação na lista de classificação em ampla concorrência; processo seletivo contou com aproximadamente 5 mil participantes

Os estudantes Pietro Pecoraro e Rayssa Pereira, da FMBRU-USP, contemplados no Prêmio Capes Talento Universitário 2025. Fotos: Arquivos pessoais
Dois estudantes do primeiro ano da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU) da Universidade de São Paulo (USP) foram contemplados na edição de 2025 do Prêmio Capes Talento Universitário.
Pietro Pecoraro Silva de Carvalho Gomes, que sempre estudou na rede pública de ensino, obteve 88,8 pontos e ficou na 181ª colocação na lista de classificação em ampla concorrência.
“A prova foi um pouco densa em conteúdos e teve distribuição variada com diferentes composições de cadernos de questões para os candidatos, sem a escolha de idioma para as questões de língua estrangeira, sendo abordados tanto o inglês quanto o espanhol. Fico muito feliz e me sinto extremamente satisfeito com o resultado”, ressalta Pietro.
“O meu obrigado ‘mais que especial’ vai para minha mãe e minhas irmãs, que sempre me motivam e incentivam a minha participação em olimpíadas e competições desde muito jovem. Mesmo estando longe, elas sempre acompanham meus passos e torcem muito por mim, não só pelo meu sucesso, mas também pelas experiências que vivo e pelos aprendizados que adquiro, independentemente do resultado. O apoio delas é fundamental para mim”, completa o estudante.
Já Rayssa Helena Arruda Pereira estudou a maior parte do tempo em escola particular e também obteve pontuação de 88,8, ficando na 182ª colocação.
“Fiquei muito feliz com o prêmio por vários motivos. Um deles, muito especial, é o fato de a pontuação refletir, de certa forma, a consolidação de um conhecimento adquirido durante o período do vestibular. É claro que uma prova não define todo o nosso conhecimento, mas esse desempenho foi muito gratificante por se tratar de uma superação pessoal”, considera a estudante.
“Além disso, o dinheiro vai ser extremamente importante para suprir as demandas que aparecem com a mudança para Bauru. Sou de São Paulo e a mudança para cá requer vários gastos que serão supridos com esse valor muito bem-vindo”, acrescenta Rayssa.
A premiação
O processo seletivo da premiação contou com aproximadamente 5 mil participantes de todo o país. O objetivo é reconhecer o desempenho dos estudantes que demonstram grau destacado de desenvolvimento de competências cognitivas, além de incentivar a formação de alunos que tenham se matriculado no ensino superior no segundo semestre de 2024 ou no primeiro semestre de 2025.
A relação dos ganhadores está disponível no site da premiação. Serão concedidas mil premiações individuais de R$ 5 mil, sendo 950 para os participantes que obtiverem as maiores notas na ampla concorrência e 50 reservadas para pessoas com deficiência.