A USP melhorou em 9 dos 18 indicadores adotados pelo ranking britânico
A USP é a melhor universidade latino-americana, de acordo com o THE World University Rankings, um dos principais rankings universitários internacionais. Elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), o ranking foi divulgado no dia 9 de outubro.
Classificada no grupo de 201-250, a USP se iguala a instituições como a Universidade de Illinois (Estados Unidos), Universidade de Surrey (Reino Unido), Universidade de Wollongong (Austrália), Universidade Tianjin (China) e Universidade de Tel Aviv (Israel).
No topo da lista está a Universidade de Oxford, seguida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês); Universidade Princeton e Universidade de Cambridge estão empatadas na terceira colocação. Das dez primeiras posições, sete são de instituições norte-americanas.
A USP melhorou em 9 dos 18 indicadores adotados pelo ranking: reputação acadêmica, número de doutores titulados, orçamento, relação doutorados/bacharelados, reputação em pesquisa, investimentos em pesquisa, número de estudantes estrangeiros, colaboração internacional e captação de recursos da indústria.
“Neste ano, o destaque positivo desse ranking fica para o eixo Ensino, em que melhoramos em 4 dos 5 indicadores e subimos da 78ª para a 68ª colocação global nessa dimensão. No eixo Ambiente de Pesquisa, estamos na 107ª posição global e no eixo Indústria, na 128ª colocação”, destaca a coordenadora do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida), Fátima Nunes.
A coordenadora do escritório Egida/USP, Fátima Nunes, destacou o crescimento da USP nos eixos Ensino, Ambiente de Pesquisa e Indústria – Foto: Divulgação
Leia reportagem completa da jornalista Erika Yamamoto em https://jornal.usp.br/institucional/usp-e-a-latino-americana-mais-bem-classificada-no-the-world-ranking/