O debate acontece na Cidade Universitária, em São Paulo, das 18h às 20 horas e terá transmissão on-line pelo YouTube – Foto: Praça do Relógio/Fábio Durand/EPUSP
Será realizado nesta terça-feira (21/10), o primeiro debate entre as chapas candidatas à sucessão reitoral na principal universidade brasileira, a Universidade de São Paulo (USP).
O enfrentamento acontecerá na Cidade Universitária, em São Paulo, no horário das 18h às 20 horas e não será aberto ao público. Será transmitido on-line pela plataforma YouTube neste link.
Os temas sorteados para este debate foram internacionalização, gestão de pessoas e pós-graduação. A ordem do(a)s candidato(a)s para responder às perguntas será definida por sorteio no momento do evento.
O(a)s candidato(a)s a reitor(a) e vice-reitor(a) também responderão perguntas feitas pela comunidade universitária enviadas previamente por formulário disponibilizado pela Secretaria Geral.
Este é o primeiro encontro de três programados. Os próximos acontecerão no campus de São Carlos, no dia 30 de outubro, e no campus de Ribeirão Preto, no dia 13 de novembro. Os temas a serem debatidos e os links das transmissões serão divulgados posteriormente.
As chapas
Três chapas se inscreveram para concorrer à eleição de reitor(a) e de vice-reitor(a) da USP, que será realizada no próximo dia 27 de novembro.
As chapas, formadas por professore(a)s titulares da Universidade e cujas inscrições foram deferidas pela Comissão Eleitoral, são as seguintes (listadas por ordem de inscrição):
Chapa USP pelas Pessoas – Aluisio Augusto Cotrim Segurado (Faculdade de Medicina), candidato a reitor, e Liedi Légi Bariani Bernucci (Escola Politécnica), candidata a vice-reitora;
Chapa Nossa USP – Ana Lúcia Duarte Lanna (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design), candidata a reitora, e Pedro Vitoriano de Oliveira (Instituto de Química), candidato a vice-reitor;
Chapa USP Novo Tempo – Marcílio Alves (Escola Politécnica), candidato a reitor, e Silvia Pereira de Castro Casa Nova (Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária), candidata a vice-reitora.
A eleição será realizada em turno único, das 9h às 18 horas, por meio de sistema eletrônico de votação e totalização de votos.
A Assembleia Universitária será constituída pelo Conselho Universitário, pelos Conselhos Centrais, pelas Congregações das Unidades e pelos Conselhos Deliberativos dos Museus e dos Institutos Especializados. O resultado será divulgado no mesmo dia, a partir das 20 horas.
Consulta
No dia 18 de novembro será promovida a consulta à comunidade, de forma eletrônica, das 9h às 18 horas. A consulta à comunidade terá caráter indicativo à Assembleia Universitária, a quem cabe a eleição.
O resultado da consulta será divulgado no mesmo dia, com os resultados obtidos em cada uma das categorias – alunos de graduação e pós-graduação, docentes e servidores técnicos e administrativos.
O(a) reitor(a) e o(a) vice-reitor(a), professore(a)s titulares da USP, serão nomeado(a)s pelo governador do Estado a partir da lista composta pelas chapas mais votadas. A nova gestão da Universidade terá início no próximo dia 25 de janeiro de 2026, com mandato de quatro anos.
Com informações da jornalista Adriana Cruz, da Assessoria de Imprensa da Reitoria, e Secretaria Geral da Universidade de São Paulo.