USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Saúde vocal e odontologia verde são temas que o USP Recicla apresenta na SNCT Bauru 2025

A SNCT Bauru tornou-se, desde seu lançamento em 2004, referência nacional em divulgação e popularização de C&T

O campus da Universidade de São Paulo em Bauru participa da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Bauru (SNCT) levando ao público de Bauru e região atividades voltadas ao tema central do evento deste ano “Planeta Água: Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.

A apresentação acontecerá nesta sexta-feira (24/10), das 8h30 às 16h30, no Recinto Mello Moraes, durante a Festa da Ciência, um dos pontos altos do evento que reúne a comunidade científica regional numa grande feira educativa e interativa de C&T. A entrada é franca.

Conheça os temas do USP Recicla e da FOB-USP programados para a Festa Ciência da SNCT Bauru 2025:

– “Mar de lixo: Proposta com educação ambiental e a coleta seletiva” e “Descarte consciente de medicamentos”, apresentados pelo Programa USP Recicla USP Bauru.
– “Odontologia verde: Práticas sustentáveis no cuidado bucal” e “Radiologia digital”, apresentados pelo curso de Odontologia da FOB-USP.
– “Saúde vocal em ambientes poluídos”, apresentado pelo curso de Fonoaudiologia da FOB-USP.
– “Planeta água e saúde: Impactos da poluição hídrica na saúde humana”, apresentado pelo curso de Medicina da FMBRU-USP.

Para o coordenador da Comissão USP Recicla da FOB-USP, professor André Luís Shinohara, a SNCT Bauru “ressalta o papel da sociedade e das instituições na integração entre ensino, pesquisa e extensão, incentivando a divulgação do conhecimento científico e a conscientização para construirmos um futuro mais sustentável”.

“A participação do USP Recicla na SNCT Bauru é um convite para agir: entender a ciência por trás dos resíduos e mudar hábitos agora. Quando a universidade abre suas portas e fala a linguagem da cidade, conhecimento vira impacto social, economia de recursos e futuro mais sustentável”, destaca o coordenador da Comissão USP Recicla da Prefeitura do Campus da Universidade de São Paulo em Bauru (PUSP-B), professor Heitor Marques Honório.

Popularização científica

E se os professores estão envolvidos, alunos e servidores também. A graduanda do curso de Fonoaudiologia, Julia Fonseca, bolsista do USP Recicla e integrante da organização, enxerga como fundamental a participação na Semana de C&T, “principalmente com o assunto desta edição sendo sobre mudanças climáticas, podendo levar à população informações que nem sempre são debatidas, mas que fazem parte do cotidiano, como saúde ambiental”.

Mas, e na prática? Quem responde é Denise Maria Regiane, conhecida como Denise Alegria, membro do programa ambiental da USP. Na prática, entre tantos assuntos relevantes que serão apresentados, ela utiliza o exemplo do conhecido Isopor. Este material leve e presente na marmita que usamos pode voltar para o nosso prato.

“As marmitas de isopor viraram símbolo de praticidade, mas estudos recentes alertam sobre o perigo do uso e descarte irregular. Os microplásticos liberados nas embalagens descartáveis entram nos ecossistemas e, pela teia alimentar, podem chegar novamente à nossa comida. Vamos demonstrar isso!”, revela Denise.

Por fim, a vice-coordenadora do USP Recicla da PUSP-B, Simone Berriel Joaquim, resume o que o público encontrará ao visitar o USP Recicla na Festa da Ciência de Bauru: “Nosso estande convida o público a refletir sobre o tema ‘Planeta Água’, mostrando como pequenas ações cotidianas -como o consumo consciente e o descarte adequado de materiais- estão diretamente ligadas à preservação da água e dos ecossistemas. É uma alegria integrar esse movimento coletivo de ciência, sustentabilidade e cidadania”.

Tradição e reconhecimento

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é considerada a principal iniciativa de popularização científica do País. Desde sua primeira edição, em 2004, Bauru participa ativamente do evento, consolidando-se como referência nacional na difusão da ciência.

Reconhecida como um importante polo de produção científica e tecnológica, Bauru também se destacou como referência de divulgação e popularização de C&T. A cidade abrigou a Coordenação Regional da SNCT, vinculada ao MCTI, e por dez anos consecutivos figurou entre as cinco localidades com maior mobilização no País -tornando-se modelo para ações similares em diversas regiões do Brasil.

A SNCT reúne ações presenciais e digitais com o objetivo de popularizar e ampliar a divulgação da ciência e tecnologia, estimular o pensamento crítico, despertar a curiosidade e talentos para a pesquisa, em especial crianças e jovens, e valorizar a cultura científica junto à sociedade brasileira.

Neste ano de 2025, em sua 22ª edição, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começou no dia 20/10 e prossegue até o próximo domingo, dia 26 de outubro. Todas as atividades são gratuitas.

Para saber mais sobre a SNCT/MCTI, acesse https://semanact.mcti.gov.br/

Luís Victorelli (MTb 21.656)
site: https://www.bauru.usp.br/?p=18052