Campanha promovida pelo Grupo PET Odontologia arrecadou 61 brinquedos e 66 itens de cuidado pessoal, que foram entregues neste mês de outubro em duas instituições assistenciais

Na primeira foto, a partir da esquerda: as estudantes Beatriz Lobba, Ana Carolina Campanholi, Maria Laura Galicia, Maria Eduarda Negrini, Lídia Aguiar, Marina Maluf e Beatriz Bonassa, na entrega aos idosos no lar Vila Vicentina. Na segunda foto, os estudantes Lídia Aguiar, Beatriz Lobba, João Augusto Magalhães, Mariana Gomes e Amanda Pirondi, na entrega às crianças no abrigo Wise Hope. Fotos: Divulgação/PET Odontologia FOB-USP
Estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) realizaram, neste mês de outubro, uma ação solidária de extensão universitária com o objetivo de levar carinho, alegria e acolhimento a crianças e idosos assistidos por instituições bauruenses.
Uma campanha promovida junto à comunidade do campus USP de Bauru arrecadou 61 brinquedos novos ou em bom estado e 66 itens de cuidado pessoal, como itens de cabelo, brincos, bolsas, meias, pulseiras, creme, lâmina de barbear, lenço de bolso e nécessaire.
A entrega para os idosos foi realizada na tarde do dia 11 de outubro, no lar para idosos Vila Vicentina, onde o grupo também realizou uma atividade de bingo com os residentes.
Já a entrega para os pequenos ocorreu na tarde de 12 de outubro, Dia das Crianças, no abrigo Wise Hope, que acolhe crianças e adolescentes em situação de risco dentro do ambiente familiar e que precisam ser afastadas temporariamente deste convívio. Os estudantes também levaram kits de higiene e deram instruções sobre escovação.
“A nossa ideia foi proporcionar momentos de felicidade e memórias afetuosas para as crianças assistidas. Para os idosos, além das doações, também realizamos atividades para levar atenção e cuidado a quem tanto contribuiu com a sociedade”, destaca Amanda Pirondi, integrante do PET e estudante do segundo ano de Odontologia da FOB-USP.
“Agradecemos a toda a comunidade do campus USP de Bauru pelas doações e pela colaboração que possibilitou o sucesso desta iniciativa solidária. A solidariedade de todos permitiu transformar essas datas em lembranças repletas de afeto, empatia e dignidade”, completa.
O que é o PET?
Atualmente denominado Programa de Educação Tutorial (PET) e ligado ao Ministério da Educação, o PET Odontologia da FOB-USP foi criado em 1984, destacando-se como o primeiro grupo PET da área Odontológica do Brasil – a denominação à época era Programa Especial de Treinamento, então sob a gerência da Capes.
O objetivo do PET é incentivar os alunos a desenvolverem projetos que envolvam pesquisa, ensino e extensão de forma integrada.
Voltado a estudantes de graduação, mediante tutoria docente, o Programa visa ainda formar um profissional crítico e atuante, aliar a formação acadêmica com a futura atividade profissional, além de implementar ações voltadas à comunidade.
O grupo do PET Odontologia da FOB-USP é composto por 15 graduandos, cinco do segundo ano, cinco do terceiro ano e cinco do quarto ano.

