USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Especialização do HRAC-USP recebe selo de qualidade da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial

Somente cinco cursos de todo o país foram contemplados com a certificação, que visa avaliar e ratificar a qualidade do ensino de pós-graduação lato sensu em Ortodontia, estimular o seu aperfeiçoamento e valorizar a excelência dos cursos

Especializandas em Ortodontia atuam em clínica da Unidade Centrinho, que integra o complexo do Hospital das Clínicas de Bauru. Foto: Richard B. Alves/Comunicação HC Bauru


O
Curso de Especialização em Ortodontia do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru acaba de receber o Selo ABOR de Qualidade, concedido pela Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR) em outubro.

Nesta primeira etapa de avaliação, somente cinco cursos de pós-graduação lato sensu em Ortodontia de todo o país foram contemplados com a distinção. Os outros quatro cursos são oferecidos por instituições localizadas nos Estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

O Selo ABOR tem como objetivo avaliar e certificar a qualidade do ensino de pós-graduação lato sensu em Ortodontia, estimular o aperfeiçoamento das instituições de ensino e valorizar a excelência dos cursos, oferecendo parâmetros de qualidade à comunidade odontológica.

A certificação possui validade de seis anos, com possibilidade de recertificação. Os cursos se submetem de forma voluntária e passam por uma avaliação rigorosa, realizada por uma comissão indicada pela diretoria executiva da ABOR, composta por representantes da entidade nacional, das associações estaduais, do Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial (BBO), do seu Colégio de Diplomados (CDBBO) e do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria (GRUPO).

Os cursos contemplados com o selo alcançam o conceito máximo (nota entre 8 e 10 pontos), conforme os critérios definidos pela resolução do Selo ABOR de Qualidade. Esses critérios incluem: carga horária mínima de 2.000 horas, em até 36 meses; desempenho dos alunos em avaliação aplicada pela comissão; relação docente-aluno com proporção mínima de um professor para cada quatro estudantes; conteúdo programático em conformidade com as normas do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e as diretrizes da Federação Mundial de Ortodontistas (WFO, na sigla em inglês); prática laboratorial e clínica com número de horas mensais supervisionadas; número de pacientes atendidos por aluno, abrangendo variedade de casos; titulação dos docentes, que devem ser especialistas em Ortodontia e ter, no mínimo, título de mestre; qualificação do coordenador, que deve possuir título de mestre ou doutor, ser especialista em Ortodontia há pelo menos dez anos e, preferencialmente, ser diplomado pelo BBO.

Excelência reconhecida
Com quase três décadas de existência, a Especialização em Ortodontia do HRAC-USP é oferecida desde 1997, já titulou mais de 120 especialistas ao longo desses anos e, atualmente, conta com nove especializandos, ingressantes em 2025.

O curso tem duração de dois anos e carga horária semanal de 32 horas, totalizando 3.012 horas. As atividades práticas ocorrem na Divisão de Odontologia do Hospital das Clínicas de Bauru, na Unidade Centrinho, sob supervisão docente e profissional.

A coordenadora da Especialização em Ortodontia do HRAC-USP, Daniela Garib, recebe o Selo da presidente da ABOR, Carla Derech, durante o 10º Congresso Internacional de Ortodontia, em 23/10, no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução Instagram

Para a coordenadora da Especialização em Ortodontia do HRAC-USP, Daniela Garib, essa certificação é muito significativa e fortalece ainda mais a excelência do curso, que é oferecido gratuitamente.

“Esse reconhecimento é resultado da tradição, proveniente de todos os docentes que iniciaram e consolidaram esse curso; fruto do solo fértil que é o Centrinho, que nos ensinou a atuar com foco na interdisciplinaridade. E é resultado também da inovação. Hoje contamos com um corpo docente renovado e que está trazendo práticas inovadoras, como ancoragem esquelética e alinhadores ortodônticos”, destaca Daniela, que também é professora de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP e responsável pela Divisão de Odontologia do HC Bauru.

“Além disso, essa certificação vem fortalecer ainda mais a nossa Especialização e a procura pelo curso. Este selo atesta uma qualidade que segue padrões internacionais, e isso certamente pautará os estudantes na escolha de onde realizarão sua Especialização, completa.

Referência de qualidade
Segundo a presidente da ABOR, Carla Derech, um dos motivos que geraram a necessidade de avaliação e certificação foi a proliferação de novos cursos de especialização em todo o país, muitos deles sem atender a critérios mínimos de qualidade.

Com a certificação, os cirurgiões-dentistas passam a contar com uma referência de qualidade para ajudá-los a escolher quais cursos são mais adequados e prezam pela excelência.

“A pós-graduação stricto sensu, que abrange os cursos de mestrado e doutorado, possuem seus meios de qualificação específicos que classificam e dispõe sobre a produção científica e qualidade, mas existe uma carência de soluções equivalentes para as especializações. Foi para suprir essa demanda que surgiu o Selo ABOR de Qualidade. Esperamos contribuir para uma Ortodontia de excelência e para elevar o padrão do ensino da especialidade no país”, explica.

 

Relação de cursos contemplados com o Selo ABOR de Qualidade (primeira edição):

Curso de Especialização em Ortodontia da Faculdade de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Coordenação: Flavia Artese

Curso de Especialização em Ortodontia do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP Bauru
Coordenação: Daniela Garib

Curso de Especialização em Ortodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/RN)
Coordenação: Hallissa Simplício Gomes Pereira

Curso de Especialização em Ortodontia da Faculdade de Odontologia (FO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Coordenação: Karina Mundstock

Curso de Especialização em Ortodontia da Sociedade Brasileira dos Cirurgiões-Dentistas (SOBRACID/RS)
Coordenação: Marcelo Frejman

 

(Por Tiago Rodella/Comunicação USP Bauru. Com informações da ABOR)