

Programadas para o Quiosque do Restaurante Universitário (RU), a Oficina de Dança Popular começa às 12h30 e a vivência especial de Capoeira, às 19 horas
Dois importantes eventos culturais integram as atividades do Mês da Consciência Negra no Campus USP de Bauru nesta quinta-feira (13/11).
Na hora do almoço, às 12h30, tem a Oficina de Dança Popular com o professor Tobias Terceiro. No início da noite, às 19 horas, está programada uma vivência especial de Capoeira com o Mestre Merengue. Ambas acontecem no Quiosque do Restaurante Universitário (RU), são gratuitas e abertas a toda a comunidade USP.
Oficina de Dança Popular com o professor Tobias Terceiro
A parceria entre o Projeto Um Olhar para a Inclusão, Projeto Negros o Ano Todo, Centro Acadêmico David Capistrano da FMBRU-USP e a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP-USP) trazem para o campus USP de Bauru a Oficina de Dança Popular com o professor Tobias Terceiro.
O evento é gratuito e vai acontecer nesta quinta-feira (13/11), às 12h30, no Quiosque do Restaurante Universitário (RU). Será uma vivência que une corpo, história e cultura, celebrando o samba como expressão de ancestralidade e pertencimento. Para inscrições, acesse https://www.even3.com.br/oficina-danca-popular-652079
A Oficina de Dança Popular faz parte da programação do Mês da Consciência Negra na USP Bauru. Tem como objetivo a promoção do reconhecimento e a valorização das raízes africanas presentes na cultura brasileira, “especialmente no samba, expressão que carrega memórias, resistências e saberes ancestrais. Isso contribui para uma universidade mais plural e consciente da diversidade cultural que compõe o país”.
Ao propor uma vivência prática com dança, o evento convida estudantes, docentes e funcionários a explorarem o corpo como meio de expressão, aprendizado e cuidado, ampliando a compreensão de que o conhecimento acadêmico também se constrói em movimento e experiência.
A atividade cria um espaço de reflexão sobre identidade, pertencimento e memória, fortalecendo o diálogo sobre a presença negra na universidade e incentivando ações de respeito, inclusão e equidade racial. O envolvimento integrado dos projetos Um Olhar para a Inclusão e Negros o Ano Todo, o Centro Acadêmico David Capistrano e a PRIP reforça o compromisso da USP Bauru com uma formação cidadã e inclusiva, que vai além das salas de aula.
“Momentos de arte e movimento promovem acolhimento, relaxamento e integração entre os membros da comunidade universitária, fortalecendo laços e o sentimento de pertencimento ao ambiente acadêmico”, informam os organizadores.
Vivência de Capoeira com o Mestre Merengue
Prepare-se para uma vivência especial de Capoeira com o Mestre Merengue! Será nesta quinta-feira (13/11), às 19 horas, no Quiosque do Restaurante Universitário (RU) do campus USP de Bauru.
A oficina Capoeira é uma atividade gratuita e aberta a todos os gêneros e idades, celebrando cultura, ancestralidade e movimento.
Alunos, professores e funcionários de todas a Unidades do campus estão convidados a participar. Para se inscrever, acesse o link https://forms.gle/Xsdu2PUpFqN81Jxe8.
Organizada pela Liga LASE, Liga Acadêmica de Saúde e Esporte da Faculdade de Odontologia de Bauru, com o apoio da Medicina e Fonoaudiologia, a oficina será ministrada pelo instrutor Carlos Suarez Cancelo, Mestre Merengue.
Esta vivência especial irá explorar como os movimentos da capoeira carregam histórias, saberes ancestrais e a força da identidade afro-brasileira.
Além disso, informam os organizadores, a oficina “é uma afirmação da capoeira como ferramenta de educação, afirmação cultural e transformação social. A Capoeira é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, praticada em todo o mundo e segue sendo um símbolo de resistência negra, arte e liberdade”.
Luís Victorelli (MTb 21.656)
Texto atualizado em 11/11/2025

