USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Professora da FOB-USP premiada com a Comenda de Honra ao Mérito de Segurança e Saúde no Trabalho

A Comenda homenageia profissionais, que contribuíram nos últimos 30 anos, para a promoção da saúde e segurança no trabalho em suas áreas de atuação

Ingrid Gielow, presidente da SBFa, Andréa Cintra Lopes e Leslie Picolotto Ferreira, também homenageada na edição de 2019 (Divulgação)

Andréa Cintra Lopes, professora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) recebeu no dia 15 de outubro, a Comenda de Honra ao Mérito de Segurança e Saúde no Trabalho, concedida anualmente pela Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (ANIMASEG).

A Comenda foi entregue em São Paulo, em cerimônia realizada durante o 26º Congresso Brasileiro de Segurança e Medicina no Trabalho (COBRASEMT), na categoria Fonoaudióloga do Trabalho, por indicação da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa).

Com mais de três décadas de atuação como fonoaudióloga do trabalho, Andréa Cintra Lopes é uma das principais referências na interface entre voz, ruído e saúde ocupacional no Brasil.

Professora associada (livre-docente) da FOB-USP desde 2012, realizou pós-doutorado em Acústica e Vibração e, desde 1993, ministra a disciplina Saúde Coletiva IV: Fonoaudiologia Relacionada ao Trabalho.

Sua trajetória é marcada pela contribuição à formação de profissionais, pelo desenvolvimento de pesquisas sobre os impactos da exposição ao ruído e pela consolidação da Fonoaudiologia do Trabalho como área essencial da saúde e segurança.

A premiação marca o reconhecimento pela linha de pesquisa e atividades de extensão realizadas por mais de 30 anos, na área de saúde do trabalhador, tendo em vista que a comenda só é ofertada para quem tem dedicação há mais de 30 anos na área.

A professora homenageada afirma que “receber esta homenagem pela minha trajetória na Saúde e Segurança do Trabalho é um momento de profunda emoção e reflexão. Este reconhecimento representa não apenas o meu percurso, mas também o esforço coletivo de tantos profissionais que, como eu, acreditam no poder transformador da ciência e da fonoaudiologia. Agradeço à SBFa pela indicação, aos colegas pesquisadores do grupo de pesquisa da USP de Bauru, especialmente aos alunos de graduação e pós-graduação, que caminham comigo nessa jornada e aos fonoaudiólogos comendadores, que inspiram e fortalecem nossa profissão todos os dias”.

Andréa Cintra ressalta que segue com o compromisso de continuar contribuindo para uma fonoaudiologia cada vez mais ética, humana e comprometida com a saúde do trabalhador. E aproveita para agradecer aos seus orientados, que apoiaram esta linha de pesquisa, viabilizando o avanço do conhecimento, e com isso ela reafirma seu empenho em contribuir, com seriedade e entusiasmo, para formar novos profissionais e fortalecer a pesquisa científica no país.

Marianne Ramalho (MTb.15.744)