USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Newsletter

Consulta à comunidade para eleição de reitor e vice-reitor será realizada hoje, 18 de novembro

A consulta à comunidade terá caráter indicativo à Assembleia Universitária. A Comissão Eleitoral divulgará o resultado da consulta às 20h, no próprio dia 18 de novembro

Imagem: Reprodução/Jornal da USP


Por Adriana Cruz/Assessoria de Imprensa da Reitoria

A Secretaria Geral da Universidade, com o apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), realiza, nesta terça-feira, dia 18 de novembro, das 9h às 18h, a consulta à comunidade universitária sobre a escolha do novo reitor e do novo vice-reitor da USP. Poderão participar docentes e servidores técnicos e administrativos da ativa e todos os estudantes de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados na Universidade, totalizando cerca de 92 mil pessoas.

A comunidade universitária recebeu [ontem, dia 17 de novembro] uma mensagem por e-mail, cadastrado na base de dados corporativa da USP, com um link de acesso ao Sistema de Votação Eletrônica da USP. O eleitor deverá acessar o sistema com seu login e senha única e deverá responder à consulta indicando, no máximo, uma chapa inscrita no processo eleitoral. Caso não escolha nenhuma chapa, a opção será considerada em branco. Em seguida, será necessário confirmar e criptografar a cédula e enviá-la. O processo só será finalizado após o registro do voto. Após essa etapa, o voto será contabilizado no Sistema de Votação Eletrônica da USP.

A consulta à comunidade terá caráter indicativo à Assembleia Universitária, a quem cabe a eleição da lista tríplice que será encaminhada ao governador. A Comissão Eleitoral divulgará o resultado da consulta até as 20h, no próprio dia 18 de novembro, com os resultados obtidos em cada uma das categorias – alunos de graduação e pós-graduação, docentes e servidores técnicos e administrativos.

Assembleia Universitária
A eleição de reitor e de vice-reitor da USP será realizada no dia 27 de novembro, em turno único, das 9h às 18h, por meio de sistema eletrônico de votação e totalização de votos. A Assembleia Universitária será constituída pelo Conselho Universitário, pelos conselhos centrais, pelas congregações das unidades e pelos conselhos deliberativos dos museus e dos institutos especializados. O resultado será divulgado no mesmo dia, a partir das 20h.

Três chapas se inscreveram para concorrer à eleição. As chapas, formadas por professores titulares da Universidade e cujas inscrições foram deferidas pela Comissão Eleitoral, são as seguintes (listadas por ordem de inscrição):

  • Chapa USP pelas Pessoas – Aluisio Augusto Cotrim Segurado (Faculdade de Medicina), candidato a reitor; e Liedi Légi Bariani Bernucci (Escola Politécnica), candidata a vice-reitora;
  • Chapa Nossa USP – Ana Lúcia Duarte Lanna (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design), candidata a reitora; e Pedro Vitoriano de Oliveira (Instituto de Química), candidato a vice-reitor;
  • Chapa USP Novo Tempo – Marcílio Alves (Escola Politécnica), candidato a reitor; e Silvia Pereira de Castro Casa Nova (Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária), candidata a vice-reitora.

O reitor e o vice-reitor, professores titulares da USP, serão nomeados pelo governador do Estado a partir da lista composta pelas chapas mais votadas. A nova gestão da Universidade terá início no próximo dia 25 de janeiro de 2026, com mandato de quatro anos.

Nos meses de outubro e novembro, a Comissão Eleitoral promoveu três debates com as chapas inscritas: em São Paulo, no dia 21 de outubro; em São Carlos, no dia 30 de outubro; e em Ribeirão Preto, em 13 de novembro.

(Fonte: Jornal da USP. Para acompanhar as notícias da eleição, clique aqui)