No dia 23 de setembro, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) vai comemorar a marca de mil cirurgias de implante coclear. A comemoração acontece durante o Seminário Científico “Implante Coclear: Aspectos Atuais”, que será realizado das 9h30 às 16h, no Teatro Universitário da FOB-USP.
Estão programadas palestras durante todo o dia, que abordarão a situação dos centros de implante coclear no Brasil, os aspectos atuais e importância do implante e a experiência internacional com as neuropatias auditivas em usuários da prótese. Das 10h às 10h45, uma cerimônia vai comemorar as mil cirurgias de implante coclear realizadas pela equipe do Centrinho-USP, com homenagens e pronunciamentos dos coordenadores do progra, a fonoaudióloga Maria Cecilia Bevilacqua e o médico otologista Orozimbo Alves Costa Filho.
Entre os palestrantes, estão grandes nomes da área no Brasil e no mundo, como Anne Beiter, audiologista e diretora clínica global da Cochlear Limited, e Jon K. Shallop, professor emérito de Audiologia e consultor do Departamento de Otorrinolaringologia da Mayo Clinic e Mayo College of Medicine (Rochester, Minnesota). Aberto a estudantes, profissionais e demais interessados, o seminário recebe inscrições gratuitas até o dia 20 de setembro, pelo site www.centrinho.usp.br/eventos/info, onde está disponível a programação completa do evento.
Pioneirismo, humanização e cidadania
Primeira a oferecer o implante coclear multicanal em adultos no país, em 1990, a equipe do Centrinho-USP também é a primeira a atingir a marca de mil cirurgias. Durante a primeira década, a instituição ofereceu o serviço mesmo sem ele ser coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Até maio de 2011, segundo dados divulgados pela Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde, havia 22 unidades de saúde credenciadas para realizar o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), três delas vinculadas à USP.
Além do Estado de São Paulo, a operação também é realizada em centros da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ainda de acordo com os dados do Ministério, a cirurgia de implante coclear começou a ser feita pelo SUS em 2000 e, até fevereiro deste ano, já foram realizadas 2,9 mil cirurgias pela rede pública de saúde. No mundo, segundo informações da Central Brasileira de Implante Coclear, cerca de 150 mil pessoas são usuárias da prótese, conhecida popularmente como “ouvido biônico”.
No Centrinho-USP, de janeiro a agosto de 2011, já foram realizados 66 implantes. A média atingida pelo Hospital nos últimos três anos é de dez cirurgias por mês. Todos os procedimentos na instituição são realizados via SUS. “Com a experiência adquirida e os avanços tecnológicos obtidos no decorrer dessas duas décadas, hoje, passamos de uma fase com foco biomédico para uma etapa de atenção maior em aspectos psicossociais da vida do paciente”, afirma Maria Cecilia Bevilacqua, coordenadora da Seção de Implante Coclear do Centrinho-USP.
De acordo com a especialista, a equipe tem se dedicado bastante ao preparo das famílias na etapa pré-cirúrgica, para que o impacto do diagnóstico da surdez e da data da cirurgia não seja superestimado. Outro foco de atenção é a introdução de novos procedimentos no protocolo de atendimento, como a avaliação de qualidade de vida aplicada por toda a equipe interdisciplinar, para que a pessoa reabilitada seja, de fato, atuante na sociedade e tenha todas as oportunidades que o ser humano possa ter.
Serviço
Seminário Científico “Implante Coclear: Aspectos Atuais” e comemoração de 1000 cirurgias de implante coclear realizadas pela equipe do Centrinho-USP
Quando: 23 de setembro de 2011, das 9h30 às 16h
Local: Teatro Universitário da FOB-USP (Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru-SP)
Inscrições: gratuitas, até o dia 20 de setembro
Informações: telefone (14) 3235-8437, site www.centrinho.usp.br/eventos/info, ou e-mail eventos@centrinho.usp.br.
Tiago Rodella (Mtb. 57.490)
Arte: Marisa Romangnolli / SerCom Centrinho-USP