Reabilitação auditiva em idosos será debatida em Itapetininga

A unidade ambulatorial da Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais (Funcraf) de Itapetinga (SP) realiza, no dia 21 de setembro, sua segunda jornada científica. As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até às 16h desta sexta-feira, dia 16, na própria Funcraf (Avenida Padre Antonio Brunetti, 1.262, Vila Rio Branco), pelo telefone (15) 3275-4038 ou ainda pelo e-mail ita.kascia@funcraf.org.br. O evento ocorrerá no Hotel Karina (Avenida José de Almeida Carvalho, 1.971).

Em sua segunda edição, neste ano, a jornada vai discutir a reabilitação auditiva no idoso. A perda de audição devido à idade – chamada presbiacusia – é apontada pela Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência como a principal causa de deficiência auditiva nos idosos, com uma incidência de cerca de 30% na população com mais de 65 anos de idade. No Brasil, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há mais de 14 milhões de habitantes nessa faixa etária. Considerando a população com idade a partir dos 60 anos, que constituem o grupo contemplado pelo Estatuto do Idoso, esse número chega a 20,6 milhões, cerca de 11% da população brasileira (4,7 milhões só no Estado de São Paulo). Somente na Funcraf de Itapetininga, há mais de sete mil pacientes com deficiência auditiva matriculados. A área de abrangência da unidade atinge 27 municípios da região de Sorocaba (SP).

O tratamento da surdez varia de acordo com a causa. Após o diagnóstico médico, no caso dos idosos, é comum a indicação de aparelhos de amplificação sonora individual (os AASI), cuja função é amplificar os sons. Acompanhamento e terapia fonoaudiológica também são necessários, para que o paciente tenha ganhos efetivos e não deixe de usar o aparelho. “O objetivo é proporcionar um melhor ajuste à amplificação, desenvolver expectativas realísticas quanto ao uso do AASI e minimizar as dificuldades de comunicação decorrentes da perda auditiva no idoso”, explica Ana Elisa Lara de Noronha Souza, fonoaudióloga da Divisão de Saúde Auditiva do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP), e uma das palestrantes da jornada.

No evento, a fonoaudióloga apresentará estratégias de comunicação para adultos e idosos usuários de aparelho auditivo. “Procurar ambientes silenciosos para conversar, ficar próximo e prestar atenção na articulação do interlocutor e solicitar repetição quando não entender a mensagem são algumas das estratégias de comunicação que trazem benefício aos usuários de AASI”, orienta Ana Elisa. A fonoaudióloga também abordará questões como operações básicas, funcionamento, limpeza e manutenção do aparelho auditivo e aspectos visuais da percepção da fala. “Algumas pessoas com deficiência auditiva, principalmente os idosos, deixam de usar o AASI porque têm dificuldade com seu uso e manutenção”, relata Ana Elisa, que tem mais de 15 anos de experiência clínica.

O cuidado com recém-nascidos com fissura labiopalatina (malformação ocasionada pelo não fechamento das estruturas do lábio e do palato durante a gestação, que acomete uma a cada 650 crianças), principalmente com relação à amamentação, é outro tema que será debatido na jornada. Os palestrantes são profissionais das áreas de fonoaudiologia e enfermagem e integram a equipe interdisciplinar do Hospital Centrinho-USP, de Bauru (SP) – instituição com a qual a Funcraf mantém parceria de 26 anos. Também ministrará palestra a médica geriatra Cássia Maria Braga Stocco, do Programa de Apoio à Pessoa Idosa, da Prefeitura Municipal de Itapetininga. Ficha de inscrição e outras informações estão disponíveis no site da Fundação (www.funcraf.org.br, clicar em “II Jornada Funcraf de Itapetininga”).

Serviço
“II Jornada Funcraf de Itapetininga – O recém-nascido com fissura labiopalatina e a reabilitação auditiva no idoso”
Quando: 21 de setembro de 2011, das 8h às 16h30
Local: Hotel Karina (Avenida José de Almeida Carvalho, 1.971 – Itapetininga-SP)