A chapa USP pelas Pessoas foi a mais votada na eleição para a escolha dos novos reitor e vice-reitor da USP, com 1.270 votos. A chapa Nossa USP recebeu 713 votos e a chapa USP Novo Tempo teve 340 votos; a lista tríplice será encaminhada ao governador Tarcísio de Freitas, a quem cabe a escolha final dos dirigentes máximos da Universidade

Os professores Pedro Dallari e Celso Campilongo, que fazem parte da Comissão Eleitoral, e a secretária-geral da USP, Marina Gallottini. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Por Adriana Cruz/Assessoria de Imprensa da Reitoria
A chapa USP pelas Pessoas, formada pelos professores Aluisio Augusto Cotrim Segurado e Liedi Légi Bariani Bernucci, foi a mais votada na eleição para a escolha do novo reitor e do novo vice-reitor da USP, com 1.270 votos. A chapa Nossa USP, formada pelos professores Ana Lúcia Duarte Lanna e Pedro Vitoriano de Oliveira, recebeu 713 votos e a chapa USP Novo Tempo, com os professores Marcílio Alves e Silvia Pereira Castro Casa Nova, teve 340 votos. As três chapas compõem a lista tríplice que será encaminhada ao governador Tarcísio de Freitas, a quem cabe a escolha final dos dirigentes máximos da Universidade.
A eleição foi realizada de forma on-line, no dia 27 de novembro, e o anúncio do resultado foi feito às 19h, no mesmo dia, pela Comissão Eleitoral, presidida pelo diretor da Faculdade de Direito (FD), Celso Campilongo, na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, em São Paulo [com transmissão via YouTube]. “É sempre um motivo de satisfação para a Universidade celebrarmos a democracia dos procedimentos internos de escolha da Reitoria”, afirmou Campilongo.
Faziam parte do colégio eleitoral os membros do Conselho Universitário, dos Conselhos Centrais (Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária e Inclusão e Pertencimento) e das Congregações das Unidades e dos Conselhos Deliberativos de Museus e Institutos Especializados – formados por representantes de professores, alunos e servidores técnicos e administrativos, o que totalizou 2.233 eleitores. Desse total, 2.041 (91,4%) registraram seus votos. Cada eleitor poderia votar em até três chapas. Os votos em branco totalizaram 3.590 e, os nulos, 70.
Os novos reitor e vice-reitor da USP tomarão posse no próximo dia 25 de janeiro de 2026 e terão mandato de quatro anos. Esta será a 29ª gestão reitoral na história da Universidade, fundada em 1934. O atual reitor da USP é o professor da Faculdade de Medicina (FM), Carlos Gilberto Carlotti Junior, e a vice-reitora é a professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Maria Arminda do Nascimento Arruda.
(Fonte: Jornal da USP)

