USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Centro Cuidar da USP Bauru conclui o Ciclo 2025 da Formação de Facilitadores e Guardiões dos Círculos Ubuntu

Membros da comunidade do campus USP de Bauru integram o grupo do Centro Cuidar e dos Círculos Ubuntu – Foto: Divulgação

O Centro Cuidar do Campus USP de Bauru concluiu o Ciclo 2025 da Formação de Facilitadores e Guardiões dos Círculos Ubuntu. O objetivo da atividade foi a capacitação de multiplicadores de uma cultura de saúde mental fundamentada na qualidade das relações cotidianas.

Durante o ano, um grupo de 17 servidores formado por professores e técnicos-administrativos de diversas unidades realizou uma jornada de aprendizado abordando temas essenciais para a convivência universitária.

Entres esses temas, estiveram incluídos letramentos em diversidade (raça, gênero, neurodiversidade), gestão ética de conflitos e o cultivo da presença atenta. O processo consolidou uma postura técnica e humana de acolhimento.

Para a formação, foi utilizada a metodologia de Council (prática do Círculo). Trata-se de uma tecnologia social contemporânea e laica que organiza o diálogo e utiliza elementos visuais no centro da roda para focalizar a atenção coletiva, estruturando ambientes seguros e propícios à colaboração e ao respeito mútuo.

Como resultado, o grupo definiu e firmou um propósito partilhado comum para guiar as próximas ações: “Cultivar um espaço de escuta leve, seguro e plural, a fim de promover relações humanas conscientes e sustentáveis junto à nossa comunidade”.

Próximos passos

Com esta etapa concluída, o Centro Cuidar foca nos próximos passos e uma nova sede. O projeto inicia sua fase de expansão em 2026 com o grupo de guardiões trabalhando em três frentes principais: acolhimento, círculos temáticos e cultura institucional.

A frente Acolhimento atuará na facilitação de círculos de recepção e integração para calouros e novos servidores. Os Círculos Temáticos cuidarão da oferta de espaços seguros para dialogar sobre demandas específicas da nossa comunidade. Finalizando, a frente Cultura Institucional buscará a inserção de “micro-práticas” de escuta e check-in em reuniões e espaços de trabalho.

Com relação à nova sede, o Centro Cuidar celebra um marco estrutural importante. O início das atividades no próximo ano coincidirá com a inauguração de espaço físico próprio. Para os responsáveis do centro, a “concretização desta obra materializa nosso compromisso institucional com o acolhimento e oferece uma referência física de suporte para toda a comunidade do campus”.

A Equipe Círculos Ubuntu e o Centro Cuidar da USP Bauru convidam todas as pessoas, unidades e setores a conhecerem melhor esta iniciativa. ‘Estamos à disposição para colaborar na construção de uma universidade onde a escuta e o cuidado integram nossa excelência’.

Para saber mais sobre o Centro Cuidar do Campus USP de Bauru, siga @centrocuidar.usp no Instagram.

Registros do evento de conclusão do Ciclo 2025 da Formação de Facilitadores e Guardiões dos Círculos Ubuntu – Fotos: Divulgação

Luís Victorelli (MTb 21.656)