A seleção será para análise curricular com envio da documentação até o dia 5 de janeiro de 2026
O curso “Aprimoramento em Avaliação e Intervenção Fonoaudiológicas nos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)” está com inscrições abertas, numa promoção da Fundação Bauruense de Estudos Odontológicos (Funbeo).
A proposta é levar ao fonoaudiólogo conhecimentos avançados com base científica na área dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), no que se refere à avaliação de desenvolvimento, fala, linguagem e comunicação, assim como da intervenção fonoaudiológica voltada a essa população, com base nos principais modelos de intervenção utilizados atualmente.
Nos últimos anos, o Center of Disease Control (CDC)/Centro de Controle de Doenças norte-americano registrou dados sobre o aumento do número de casos de autismo no mundo, sendo a prevalência alcançada nos últimos relatórios de 1 em 38 (2,6%) entre crianças de 8 anos, e 1 em 41 (2,4%) entre crianças de 4 anos em 2022.
A Fonoaudiologia, especificamente na área da Linguagem, tem uma grande contribuição na área, já que um dos pilares diagnósticos do autismo é a dificuldade de interação e comunicação social.
Infelizmente, a formação de base da maioria dos fonoaudiólogos não inclui um aprofundamento na área dos TEA, o que justifica formações na área em nível de aprimoramento, como proposto por este curso, para apoiar a formação profissional de fonoaudiólogos que vão atuar com crianças com TEA.
O curso oferece 30 vagas, para fonoaudiólogos, com graduação em Fonoaudiologia e carga horária prévia de cursos na área do autismo de pelo menos 20 horas.
O curso será híbrido com módulos de aulas on-line ao vivo, e dois módulos presenciais de prática clínica na Clínica-Escola do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).
A seleção será para análise curricular, com envio da documentação até o dia 5 de janeiro de 2026. As aulas terão início em fevereiro de 2026 todas às sextas-feiras, das 18h às 22h e aos sábados, das 8h às 12h, com a duração de 11 meses.
As professoras do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP, Simone Aparecida Lopes Herrera e Aline Roberta Aceituno da Costa são respectivamente coordenadora e vice-coordenadora do curso.
Inscrições e informações adicionais podem ser obtidas no site da Funbeo.
(Com informações da Funbeo)

