Os professores Aluísio Augusto Cotrim Segurado e Liedi Légi Bariani Bernucci assumem a gestão 2026 a 2030 como novo reitor e nova vice-reitora da USP – Fotomontagem Jornal da USP
No próximo dia 23 de janeiro (sexta-feira), às 15h, os professores Aluisio Augusto Cotrim Segurado e Liedi Légi Bariani Bernucci tomarão posse como novo reitor e nova vice-reitora da Universidade de São Paulo (USP) para o período de 2026 a 2030. A sessão solene do Conselho Universitário que empossará os novos dirigentes será realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
A chapa USP pelas Pessoas, formada por Segurado e Liedi, foi a mais votada na eleição para a escolha dos novos dirigentes, com 1.270 votos, e encabeçava a lista tríplice encaminhada ao governador do Estado, Tarcísio de Freitas. A eleição foi realizada no último dia 27 de novembro. A nomeação foi assinada pelo governador no dia 4 de dezembro. A chapa também foi a mais votada na consulta à comunidade universitária, realizada no dia 18 de novembro.
Reitor
Aluisio Augusto Cotrim Segurado, 68 anos, formou-se na Faculdade de Medicina (FM) da USP em 1980, onde também obteve os títulos de Mestre (1991), Doutor (1994) e Livre-Docente (2001) em Doenças Infecciosas e Parasitárias. É professor titular da FM desde 2012, com trajetória científica fortemente marcada pela pesquisa em doenças infecciosas e determinantes sociais da saúde. Teve atuação expressiva no enfrentamento da epidemia de HIV no Brasil, conciliando assistência, pesquisa e formação de profissionais.
Na gestão universitária, Segurado exerceu as funções de chefia de departamento, presidência da Comissão de Pós-Graduação e presidência da Comissão de Relações Internacionais da FM. Já na administração central, foi vice-reitor executivo de Relações Internacionais (2013-2014), coordenador do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (2018-2022) e é o atual pró-reitor de Graduação. Foi, também, diretor do Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC) durante a pandemia da covid-19, conduzindo respostas institucionais em um dos períodos mais complexos da saúde pública recente.
Vice-reitora
Liedi Légi Bariani Bernucci, 67 anos, é engenheira formada (1981) pela Escola Politécnica (Poli), onde concluiu mestrado (1985) e doutorado (1995) após estágio na ETH Zurich, instituição de referência internacional nas áreas de ciência, tecnologia e engenharia. Desde 1986 integra o corpo docente da Poli, tornando-se professora titular em 2006, com trajetória acadêmica dedicada às áreas de pavimentação, solos tropicais, infraestrutura de transportes e inovação tecnológica. Coordenou o Laboratório de Tecnologia de Pavimentação e contribuiu para a criação de um dos mais completos laboratórios de pesquisas ferroviárias do País, formando dezenas de mestres, doutores e pós-doutores.
Sua experiência em cargos de gestão inclui a chefia do Departamento de Engenharia de Transportes (2007-2014), a Vice-Diretoria (2014-2018) e a Diretoria da Poli, sendo a primeira mulher a assumir o cargo de diretora na escola, em 2018. Foi, ainda, diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo (2022-2024) e integra conselhos científicos nacionais e internacionais, além da Academia Nacional de Engenharia e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp).
Os novos reitor e vice-reitora da USP terão mandato de quatro anos. Esta será a 30ª gestão reitoral na história da Universidade, fundada em 1934. O primeiro reitor da USP foi o professor da Faculdade de Direito (FD), Reynaldo Porchat, e o primeiro vice-reitor, o docente da Faculdade de Medicina (FM), Antonio de Almeida Prado.
A cerimônia de posse terá transmissão pelo Canal USP no YouTube a partir das 15h do dia 23 de janeiro. https://youtu.be/_WWmCuJDNHc
Os jornalistas interessados em cobrir a cerimônia devem se credenciar por meio deste formulário.

Area externa da Reitoria da USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Fonte: Texto de Adriana Cruz/Institucional/Reitoria da USP/Jornal da USP

