USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Newsletter, Notícias

PUSP-B atualiza categorias de usuários do Restaurante Universitário do Campus da USP de Bauru

Desde 12/01/2026 passou a vigorar as categorias de usuários dos RU: Aluno, Especial A, Especial B, Credenciado A, Credenciado B e Visitantes – Foto: Acervo do campus USP de Bauru

Por meio de portaria interna, a prefeita do campus, Karin Hermana Neppelenbroek, atualizou as orientações sobre o uso do Restaurante Universitário (RU) do Campus da USP de Bauru, envolvendo categorias e tabela de preços. A portaria de número 280/2026 entrou em vigor na data de sua publicação, 12 de janeiro de 2026.

No documento, o RU, administrado pela Prefeitura do Campus USP de Bauru, em conformidade com a Portaria PRIP nº 008/2025, passou a adotar as categorias: Aluno, Especial A, Especial B, Credenciado A, Credenciado B e Visitantes.

Conheça melhor as categorias

Aluno (Aluno regularmente matriculado nos cursos ou programas da USP):
Graduação e Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) e Mobilidade/Convênio de Intercâmbio nacional e internacional.

Especial A (Possui e-Card USP):
Alunos matriculados em disciplinas isoladas de Graduação ou Pós-Graduação stricto sensu da USP (aluno especial); alunos matriculados em cursos de Cultura e Extensão Universitária da USP (Pós-Graduação lato sensu, cursos de difusão com carga horária acima de 180 horas) e alunos de outras instituições de ensino que desenvolvam atividades sob orientação de docentes ou departamentos da USP (alunos de iniciação científica, orientandos etc.).

Especial B (Não possui e-Card USP e/ou atestado de matrícula e necessita autorização por meio de formulário específico para essa finalidade):
Alunos matriculados em cursos de Cultura e Extensão Universitária da USP (Pós-Graduação lato sensu, cursos de difusão com carga horária abaixo de 180 horas) e alunos de outras instituições de ensino que desenvolvem atividades sob orientação de docentes ou departamentos da USP (alunos de iniciação científica, orientandos, estagiários etc.).

Credenciado A (Possui e-Card USP):
Funcionários técnicos e administrativos, docentes e pós-doutorandos com vínculo institucional ativo na USP.

Credenciado B (Não possui e-Card USP e necessita autorização por formulário específico para essa finalidade):
Pesquisadores, pós-doutorandos e docentes de outras instituições de ensino que temporariamente desenvolvem atividades acadêmicas vinculadas a um docente ou departamento da Universidade; ou que participam de eventos organizados pela USP (congressos, simpósios etc.).

Visitante (Necessita autorização da direção da PUSP-B):
Pessoa sem vínculo institucional que adentre o campus em caráter eventual, mediante motivação específica e previamente autorizada, vinculada a atividade institucional, acadêmica, administrativa ou assistencial.

Confira a tabela de preços
Os valores compreendem dias úteis, de segunda a sexta-feira, e podem ser reajustados a qualquer tempo

Orientações gerais

A Portaria da PUSP-B estabelece também que o uso do Restaurante Universitário do Campus USP de Bauru é destinado a usuários autorizados e em atividades no campus, devendo ser atendidas as seguintes orientações:

1- Usuários com vínculo USP ativo e foto cadastrada no Sistema USP utilizarão o cartão de identificação oficial da USP: sendo para pagamento o sistema digital RUCard e, para o acesso à catraca, o cartão e-Card (digital ou físico).

2- O uso do cartão de identificação USP e-Card é pessoal e intransferível à pessoa nele identificada. O uso indevido desse documento acarretará medidas administrativas cabíveis.

3- Usuários classificados nas categorias que não possuem o cartão digital oficial da USP deverão solicitar, junto à sua Unidade/Departamento de vínculo, o preenchimento e assinatura de autorização do “Requerimento para uso do Restaurante”, disponível online na página da Prefeitura do Campus de Bauru (ccb.usp.br), na aba de serviços: “Restaurante”.

4- Na situação de eventos e/ou atividades realizadas no âmbito do Campus da USP de Bauru (congressos, simpósios, feiras, eventos esportivos etc.) com mais de 15 (quinze) pessoas, deverá ser enviada solicitação para a aprovação da direção da PUSP-B, com antecedência mínima de 48 horas, para a programação do serviço de alimentação, sem prejuízo aos usuários de uso regular.

5- Para o uso da categoria Visitante será necessária solicitação de autorização à direção da PUSP-B e/ou preenchimento de “Requerimento”, contendo a devida justificativa:

a) O número de visitantes autorizados a utilizar o Restaurante Universitário ficará limitado ao máximo de 10 (dez) pessoas por período, observado o interesse institucional e a capacidade operacional do serviço.

b) O funcionário do Caixa do Restaurante poderá realizar a venda de uma única refeição avulsa por pessoa no mês, em caráter excepcional, dispensada a prévia autorização da direção da PUSP-B. Qualquer venda avulsa posterior para a mesma pessoa ficará condicionada à autorização prévia, por escrito, da direção da PUSP-B.

Os casos omissos serão analisados e resolvidos pela direção da Prefeitura do Campus da USP de Bauru, observada a legislação vigente.