O censo é fundamental para conhecer melhor quem faz a pós-graduação no Brasil, apoiar o planejamento de políticas públicas e fortalecer os programas de mestrado e doutorado/Foto: Freepik
O Censo da Pós-Graduação CAPES, ano-base 2025 é um levantamento realizado anualmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para subsidiar as políticas públicas relacionadas a pós-graduação stricto sensu por meio da produção de dados estatísticos. A CAPES é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
O Censo deve ser respondido individualmente, num formulário eletrônico, de acordo com a Instrução Normativa GAB Nº 4, de 9 de outubro de 2025, pelas seguintes categorias: docentes atuando nas categorias permanente e colaborador; pós-graduandos matriculados em cursos de mestrado ou doutorado; pesquisadores em estágio pós-doutoral que não atuam como docentes; e coordenadores de programas de pós-graduação em exercício na função.
O censo é fundamental para conhecer melhor quem faz a pós-graduação no Brasil, apoiar o planejamento de políticas públicas e fortalecer os programas de mestrado e doutorado.
A participação da comunidade acadêmica contribui para a produção de informações qualificadas e para o aprimoramento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O Censo deve ser respondido no formulário disponível na Plataforma Sucupira até o dia 26 de fevereiro.
Segundo informação da Assessoria de Comunicação da CAPES, o Censo da Pós-Graduação stricto sensu, disponível na Plataforma Sucupira, já recebeu respostas de cerca de 290 mil pessoas da comunidade da pós-graduação, o que representa aproximadamente 60% do público convidado.
Tutoriais: Censo da Pós-graduação: Como responder ao questionário
Fonte: ASCOM/CAPES

