Adaptação de aparelhos auditivos realizada na expedição de 2026 Divulgação/FOB-USP
Entre os dias 14 de janeiro e 2 de fevereiro de 2026, um grupo de 65 integrantes do Projeto de Extensão Universitária “FOB-USP em Rondônia” desenvolveu ações assistenciais, educacionais e extensionistas nos municípios rondonienses de Monte Negro e Extrema.
Participaram da expedição alunos de graduação do 4º ano dos cursos de Odontologia e Fonoaudiologia (FOB) e de Medicina (FMBRU); pós-graduandos dos três programas da USP Bauru; médicos residentes do Hospital das Clínicas de Bauru (HC Bauru); professores dos três cursos e funcionários da FOB e da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B).
A professora Magali de Lourdes Caldana, da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) e coordenadora do projeto, informou que os trabalhos foram desenvolvidos nas áreas de Fonoaudiologia, com triagem e avaliações de fala e linguagem, avaliação audiológica, adaptação de aparelhos auditivos e ações de educação em saúde.

Na área Odontológica, foram realizadas atividades reabilitadoras e de promoção da saúde bucal. Na foto atendimento odontológico na zona rural. Divulgação/FOB-USP

Na Medicina, houve atendimentos de clínica geral, clínica de otorrinolaringologia e cirurgias de médio porte. Divulgação/FOB-USP
A professora Magali destacou que, entre as dezenas de viagens e expedições já realizadas, esta foi a primeira atuação do Projeto no município de Extrema, distrito de Porto Velho, na divisa com o Acre. “Encontramos uma população bastante carente quanto ao acesso à saúde, principalmente no que se refere às especialidades”, registrou a coordenadora.
O professor da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU-USP), Luiz Fernando Manzoni Lourençone, membro do Projeto, informou que, ao longo das ações nos municípios de Monte Negro e Extrema, foram realizados 2.932 procedimentos, sendo 1.282 na área odontológica, 960 na área fonoaudiológica e 690 na área médica.
Esta expedição do Projeto de Extensão Universitária “FOB-USP em Rondônia” contou com a participação e apoio da Universidade de São Paulo (USP), das Secretarias Municipais de Saúde de Monte Negro e Extrema (RO) e da empresa WSA (Wonderful Sound for All), responsável pela doação de aparelhos auditivos.
Doação de aparelhos auditivos
Nesta primeira edição de 2026 do Projeto “FOB-USP em Rondônia”, houve a doação, pela empresa WSA (Wonderful Sound for All), de 40 aparelhos auditivos. Os equipamentos foram destinados à população dos municípios atendidos, prioritariamente a indivíduos com diagnóstico de perda auditiva e indicação clínica para uso de amplificação sonora individual.
“A parceria entre a WSA e a Expedição Rondônia teve como finalidade a doação de aparelhos auditivos para atendimento de populações com acesso restrito a serviços especializados em saúde auditiva, no contexto das ações assistenciais, educacionais e extensionistas da Universidade de São Paulo”, informou o professor Lourençone.
“A doação esteve diretamente vinculada às atividades de triagem, avaliação audiológica e adaptação de aparelhos auditivos realizadas durante o período da expedição”, explicou o docente da FMBRU-USP.
Luís Victorelli (MTb 21.656)

