Visitas ao Museu do Ipiranga e ao Museu de Zoologia, que estão entre os principais do país, marcam a conclusão das atividades do ano e propiciam imersão cultural diferenciada a jovens de baixa renda; viagem foi acompanhada por professores do Sapiens – estudantes de Medicina da FMBRU – e pelo coordenador docente do cursinho

Grupo de alunos e professores do Cursinho Sapiens durante visitas ao Museu de Zoologia e ao Museu do Ipiranga, ambos da USP, em São Paulo. Foto: Divulgação/USP
Integrantes do Cursinho Popular Pré-Vestibular Sapiens, da USP Bauru, realizaram uma viagem cultural a São Paulo no último dia 10 de outubro e visitaram dois museus da Universidade de São Paulo que estão entre os principais do país: o Museu do Ipiranga e o Museu de Zoologia.
Segundo Marcos Antonio Marton Filho, coordenador docente do Cursinho Sapiens e professor da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU) da USP, o objetivo da viagem foi marcar a conclusão das atividades do ano e propiciar uma imersão cultural diferenciada aos jovens com menor poder aquisitivo matriculados no cursinho popular, que, em geral, têm menos acesso a esses equipamentos de ciência e cultura.
Além de ampliar o acesso a bens científicos e culturais, a viagem também foi uma excelente oportunidade para propiciar aprendizado fora do ambiente tradicional de sala de aula. “No Museu do Ipiranga, discutimos as diferentes versões da nossa história, e, no Museu de Zoologia, abordamos aspectos da evolução e da interação do homem com os ecossistemas”, explica o docente.
Além do coordenador Marcos Marton, também acompanharam as visitas estudantes de Medicina da FMBRU-USP que são professores do Cursinho Sapiens.

