FOB-USP prepara recepção aos Calouros 2012

A FOB preparou a Recepção “Calouro Humano” para integrar os novos alunos à vida universitária.

Nos próximos dias 08 e 09 de fevereiro serão realizadas as matrículas dos 90 novos alunos que ingressam na Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP), neste ano de 2012. Entram 50 alunos de Odontologia e 40 de Fonoaudiologia.

No ano que marca os 50 anos da faculdade foi preparada uma programação recheada de atrações para recepção aos novos estudantes. Trata-se da Recepção “Calouro Humano”, organizada pelo Grupo Setorial Pró-Calouros, que prossegue até o dia 02 de março.

As atividades serão presididas pelo diretor da FOB-USP, professor José Carlos Pereira, e terão como objetivo, além de apresentar a academia aos seus novos ingressantes, integrá-los à comunidade acadêmica. Também haverá um trabalho de aproximação com os familiares dos calouros por intermédio do projeto “Universidade e família”, evento já tradicional que promove um encontro entre a direção, professores, alunos e sua família.

No dia 27 de fevereiro, a partir das 9 horas, será ministrada a Aula Magna pela Professora Telma Maria Tenório, pró-reitora de Graduação da USP. Palestras, atividades de orientação e integração, visitas às unidades e instalações do campus, encontro entre calouros e veteranos e ações culturais, sociais e acadêmicas também fazem parte da programação. (vide programação completa, abaixo).

O ponto forte da Recepção “Calouro Humano”, sem sombra de dúvidas, são suas campanhas. Entre elas, destacam-se: “Restaurando e zelando pelo patrimônio público”, aqui os calouros pintam móveis dos moradores do Alojamento Estudantil do Campus USP de Bauru (CRUSP); “Pintando a felicidade”, nesta atividade os calouros e alunos da FOB pintam uma EMEI, escola municipal. E por fim, a campanha “Adote um sorriso”, calouros e alunos FOB prestam atendimento odontológico às crianças da escola.

O Grupo Setorial Pró-Calouros da FOB-USP é presidido pelo professor Gustavo Pompermaier Garlet. Para conhecer mais sobre a cinquentenária Faculdade de Odontologia de Bauru, acesse www.fob.usp.br.

FOB-USP /RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2012
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

08 e 09/02. Quarta e quinta-feira
Matrícula e Recepção “Calouro Humano”
8h30 às11h e 14 às 16h – Faculdade de Odontologia de Bauru/Complexo Esportivo do Campus

27/02. Segunda-feira
Projeto Integração “Universidade e Família”
9h – Cerimônia de Abertura (Teatro Universitário) (*1)
Com execução do Hino Nacional; Boas-vindas aos Pais/Responsáveis e Vídeo Institucional “FOB-50 Anos” Calouros pelos Dirigentes e Autoridades USP;  e Aula Magna com a Profª Drª Telma Maria Tenorio Zorn, pró-reitora de Graduação da USP.
10h30 – Brunch/Lanche (Anexo ao Teatro Universitário e Hall de Entrada da FOB)
11h – Show de Recepção (Teatro Universitário)
14h – Encontro entre Pais/Responsáveis e Direção da FOB/USP (Teatro Universitário)
14h – Encontro entre Calouros e Veteranos: “O Calouro já tem dúvidas demais – não hesite em ajudá-lo” – (Odontologia: Anfiteatro 1/ Fonoaudiologia: Anfiteatro 5)
15h – “Tour Família” – opcional (*2)

28/02 – Terça-feira
8h30 – Palestra “O papel social da Odontologia” (Anfiteatro 1), com Profª Drª Maria Teresa Atta
8h30 – Palestra “A formação do fonoaudiólogo na FOB-USP” (Anfiteatro 5). Profa. Dra. Giédre Berretin Felix
10h – Campanha “Restaurando e zelando pelo patrimônio público”. “Calouros tem dúvidas, mas também certezas: a USP é nossa e vamos preservá-la” (Alojamento Estudantil). Calouros pintando móveis dos moradores do Alojamento Estudantil do Campus USP de Bauru – CRUSP
14h – “Oportunidades acadêmicas” (Teatro Universitário)
15h – Encontro Educativo com o Programa USP Recicla (Teatro Universitário)

29/02 – Quarta-feira
7h30 – Projeto “Pintando a felicidade” (Saída: Hall de Entrada da FOB). EMEI a definir

01/03 – Quinta-feira
9h – Projeto “Adote um sorriso” – Extensão do Projeto “Pintando a Felicidade” EMEI a definir
14h – Integração FOB e HRAC “Conhecendo o Centrinho: fazendo ouvir, falar e sorrir”. (Saída: Hall de Entrada da FOB)
15h30 – Bate-papo entre Direção e Calouros “Abrindo as portas e o coração” (Teatro Universitário)

02/03 – Sexta-feira
9h – Atividade Cultural/Esportiva a definir (Ginásio de Esportes). Tarde livre
Campanhas de Recepção aos Calouros: “Restaurando e zelando pelo patrimônio público” – Calouros pintando móveis dos moradores do Alojamento Estudantil do Campus USP de Bauru – CRUSP; “Pintando a felicidade” – Calouros e Alunos FOB pintando a EMEI; “Adote um sorriso” – Calouros e Alunos FOB prestando atendimento às crianças da EMEI. (*1) Toda a comunidade USP está convidada; (*2) Pedimos a gentileza para que todos os departamentos, seções, serviços da FOB, CCB e HRAC estejam preparados para receber os novos alunos e seus respectivos familiares, mesmo que a intenção seja apenas a de circular e identificar os locais, sem adentrar em todos os serviços.

Luís Victorelli (MTb 21.656)
Arte: Daniel Gregório