Abertas inscrições para curso de Libras em Bauru

Estão abertas as inscrições para três novas turmas do Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) oferecido pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais (Funcraf) desde 2000.

Ministrado por instrutor de Libras certificado pelo Ministério da Educação (MEC), o curso é destinado a profissionais de educação e saúde que atuam com pessoas que têm deficiência auditiva e a todos os interessados. Serão três turmas: uma com aulas às manhãs de sábado, das 9h às 12h30, outra, às noites de terça-feira, das 19h às 22h30, e uma terceira, às noites de quarta-feira, no mesmo horário. Dividido em dois módulos, o curso tem duração de um ano. No primeiro semestre, de fevereiro a julho, será oferecido o módulo básico, e, no segundo semestre, de agosto a dezembro, o avançado. O curso completo tem carga horária de 120 horas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de fevereiro. A ficha de inscrição está disponível no site da Fundação (www.funcraf.org.br, clicar em “Curso de Libras” e depois em “Ficha de Inscrição”). As vagas são limitadas. Outras informações pelo e-mail marketing@funcraf.org.br ou pelo telefone (14) 2106-0911, com Simone ou Luiz Fernando, do setor de Marketing da Funcraf. A Funcraf fica na Rua José Ferreira Marques, 10-54, Vila Universitária. Já o Centrinho-USP, onde o curso será ministrado, está localizado na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária.

Inclusão e oportunidade
Até o final de 2011, 1.144 pessoas – entre pacientes, familiares, funcionários do Hospital e comunidade em geral – já foram formadas no Curso de Libras oferecido há mais de uma década pelo Centrinho-USP e Funcraf, fundação parceira do Hospital. “Esse trabalho tem resultado numa transformação da escola, dos empresários e de toda a comunidade quanto à inclusão das pessoas com surdez. Hoje, há uma aceitação muito grande”, avalia a pedagoga Maria José Monteiro Benjamin Buffa, chefe técnica do Serviço de Educação e Terapia Ocupacional do Centrinho-USP. “Quanto mais pessoas aprenderem a se comunicar com os não ouvintes, mais oportunidades de inclusão na sociedade eles terão”, completa.

De acordo com Maria José Buffa, com o curso, os participantes também poderão ampliar suas oportunidades profissionais, já que esse tipo de capacitação é um dos requisitos de concursos públicos do Estado para professor em educação especial. Candidatos que não tenham o Prolibras (certificação de proficiência em Libras concedida pelo MEC) podem apresentar o certificado de curso com, no mínimo, 120 horas na área de educação especial.

Tiago Rodella (Mtb. 57.490)
Foto: Arquivo SerCom / Centrinho-USP