Tradicional curso de anomalias labiopalatinas começa dia 2 de agosto

De 2 a 4 de agosto, a cidade de Bauru (SP), onde está sediado o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP/Centrinho), receberá profissionais e estudantes de todo o Brasil para participação no “45º Curso de Anomalias Congênitas Labiopalatinas”. Promovido pelo Centrinho-USP, o curso faz parte do calendário comemorativo aos 45 anos de fundação deste hospital universitário que está localizado em Bauru mas atende pacientes de todo o País.

Com um curso básico, agendado para a tarde do dia 2/8, e 14 cursos específicos, realizados entre os dias 2 e 4/8, o evento abarca todas as áreas da saúde envolvidas num tratamento reabilitador completo das anomalias labiopalatinas congênitas. As inscrições estão abertas e terão valor promocional até dia 27 de julho. As vagas são limitadas.

O curso básico oferece uma noção geral sobre as etapas e condutas terapêuticas adotadas pela equipe do Centrinho-USP e inclui palestras de áreas como Serviço Social, Genética, Odontologia, Cirurgia Plástica, Psicologia, Pediatria, Enfermagem e Fonoaudiologia. Para participar de um dos 14 cursos específicos é pré-requisito estar inscrito no curso básico.

O evento também permite aos participantes envio de trabalhos de pesquisa, casos clínicos, protocolos e relatos de experiência. A data-limite para envio de trabalhos é 24/6 (um domingo). Neste ano duas novas modalidades também foram implantadas: “Apresente seu setor” e “Apresente seu serviço”, com abertura para profissionais de outras instituições apresentarem suas experiências na sessão de painéis científicos. Não serão aceitas revisões bibliográficas. Detalhes do site da instituição: http://www.centrinho.usp.br/eventos/info/

Experiência compartilhada
Ao completar 45 anos de atuação (em 24 de junho de 1967), o Hospital Centrinho-USP consolida-se internacionalmente como centro de referência no tratamento das anomalias craniofaciais congênitas. A procura pelo tratamento especializado, com a totalidade de seus 91 leitos dedicados ao Sistema Único de Saúde (SUS), vem de todo o território nacional, levando pessoas dos mais diversos perfis a procurarem pela equipe multidisciplinar da instituição. Compartilhar essa experiência é um dos objetivos deste tradicional Curso.

Além de reabilitar pessoas com fissuras labiopalatinas (aberturas na região do lábio e/ou palato – céu da boca – ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas durante a gestação dos bebês) e outras anomalias craniofaciais, o Centrinho-USP oferece tratamento completo na área da audição, integrando os pacientes à sociedade.

Na área das anomalias craniofaciais, Cirurgia Plástica Reparadora, Odontologia e Fonoaudiologia são as especialidades que se destacam no início do tratamento, mas muitos outros profissionais fazem parte da equipe reabilitadora, como nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, médicos pediatras, geneticistas, fisiologistas, otorrinolaringologistas, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional etc. Na área de saúde auditiva, há programas que visam prevenir, educar, reabilitar e habilitar por meio de adaptações de aparelhos de amplificação sonora e de atividades terapêuticas, com destaque para os programas de implante coclear (prótese de alta tecnologia também conhecida como “ouvido biônico”).

A instituição se diferencia de muitas outras pelo seu caráter interdisciplinar e por sua filosofia de atendimento humanizado e tratamento integral. As estatísticas atuais do Centrinho-USP já apontam a ultrapassagem da casa dos 80 mil pacientes matriculados na instituição (cerca de 50 mil pacientes com anomalias craniofaciais e 30 mil pacientes com deficiência auditiva). De todo o Brasil, há cerca de 3,3 mil cidades cadastradas.

Serviço:
45º Curso de Anomalias Congênitas Labiopalatinas
Promoção:
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP), mais conhecido por Centrinho
Data: de 2 a 4 de agosto de 2012
Inscrições promocionais: até 27/7, com investimento de R$20 (alunos do Centrinho-USP), R$80 (alunos de graduação e pós-graduação e profissionais do Centrinho-USP) e R$150 (profissionais de outras instituições).
Programação completa: http://www.centrinho.usp.br/eventos/info/
Detalhes: 14 3223-2100 ou 14 3235-8437. E-mail: eventos@centrinho.usp.br

Elaine de Sousa (Mtb. 29.593)
Foto: Arquivo SerCom / Centrinho-USP