Orquestra ‘Sons da Educação’ marca 45 anos do Centrinho

Neste ano, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP), mais conhecido por Centrinho, vai comemorar seus 45 anos de fundação com a comunidade bauruense. O palco da festividade será o Teatro Municipal de Bauru “Celina Lourdes Alves Neves”. A data marcada é 23 de junho, às 20 horas. E as estrelas da noite serão 98 estudantes de 7 a17 anos, que sairão de Poá (SP), a cerca de 370 quilômetrosde Bauru, para sua sexta apresentação pública e a mais distante até o momento. Com mais 27 monitores, eles formam a Orquestra Sinfônica “Sons da Educação” (OSSE) por meio do projeto Educação, Música e Arte na Escola, das redes municipal e estadual de Poá.

A regência será do maestro Daniel Carlos Amendola Bordignon, 33 anos, pai da pequena Clara, de 5 anos, que nasceu com fissura labiopalatina e vem a Bauru desde o primeiro mês de vida. “Comemorar o aniversario desse Hospital é uma alegria para mim. Satisfação semelhante é saber que, através da música, a gente consegue mudar vidas, encaminhar pessoas. Esse projeto forma não somente músicos, mas grandes cidadãos”, afirma o maestro.

O evento faz parte do calendário comemorativo aos 45 anos do Hospital Centrinho-USP, fundado em 24 de junho de 1967. “É um presente que queremos oferecer à população bauruense por todo o acolhimento dado à equipe do Centrinho e aos pacientes que vêm de todas as partes do Brasil, ao longo desses anos”, afirma a superintendente do Centrinho-USP, Regina Célia Bortoleto Amantini. “A regência será muito significativa para todos nós por ser um pai de paciente, o Daniel, que gentilmente aceitou participar desse momento festivo conosco”, completa Regina.

Grandes clássicos, grandes compositores
O programa do concerto abrange obras de compositores da música clássica como Ludwig van Beethoven, Pyotr Ilyich Tchaikovsky, Johan Strauss, Andrew Lloyd Weber, Henry Mancini e Nino Rota.
Os 125 membros da Orquestra Sinfônica “Sons da Educação” (98 alunos e 27 monitores) e o maestro Daniel Bordignon chegarão a Bauru na tarde do dia 23 e farão um último ensaio por volta de 16 horas. A apresentação será às 20 horas, no Teatro Municipal (avenida Nações Unidas, 8-9).

Os convites serão trocados por um produto não-perecível de cesta básica a partir de segunda-feira (11/6) em dois pontos de troca: Profis (Rua Silvio Marchione, 3-19) e Setor de Eventos do Centrinho-USP (Rua Silvio Marchione, 3-20).

A partir do dia 18/6, a Secretaria Municipal de Cultura de Bauru (na avenida Nações Unidas, 8-9) também distribuirá convites. Os produtos arrecadados serão destinados à Sociedade de Promoção Social do Fissurado Labiopalatal (Profis), entidade atuante em Bauru desde 1975.

A apresentação da Orquestra Sinfônica “Sons da Educação” é uma iniciativa do Centrinho-USP, com apoio da Profis (Sociedade de Promoção Social do Fissurado Labiopalatal), da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Bauru. Toda a população bauruense está convidada. Mais informações pelo telefone 14 3235-8437 ou pelo e-mail eventos@centrinho.usp.br.

Calendário de aniversário
Além do concerto oferecido à comunidade bauruense, as comemorações pelos 45 anos de fundação do Centrinho-USP incluem também os tradicionais bolo e culto ecumênico, evento científico e uma criativa palestra com os Doutores da Alegria. Veja detalhes abaixo.

Culto e bolo
O culto ecumênico com o tradicional bolo e refrigerante para celebrar os 45 anos de fundação do Centrinho-USP está marcado para o dia 26/6 (terça-feira), às 14h, no gramado interno do Hospital. O evento é aberto a toda comunidade do campus USP-Bauru.

Curso de Anomalias
Bauru receberá, de 2 a 4/8, profissionais e estudantes de todo o Brasil para o “45º Curso de Anomalias Congênitas Labiopalatinas” do Centrinho-USP. Com um curso básico e 14 específicos, o evento abarca todas as áreas da saúde envolvidas num tratamento reabilitador completo. Compartilhar a experiência da equipe multidisciplinar do Hospital é um dos objetivos do curso. Inscrições com valor promocional até 27/7. Submissão de trabalhos até 24/6. Detalhes: www.centrinho.usp.br/eventos/info.

Doutores da Alegria
No dia 25/10, a USP-Bauru recebe os Doutores da Alegria, para o treinamento “Uma experiência de alegria em meio à adversidade”. Destinado à comunidade do campus, o evento será realizado no Teatro Universitário da FOB-USP, às 16h. Criado há 21 anos, o grupo já realizou mais de 800 mil visitas a crianças hospitalizadas, distribuindo seu remédio predileto: o riso.

Elaine de Sousa (Mtb. 29.593)
Foto: Arquivo OSSE