USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Centrinho: Dois novos cursos e mais de 100 vagas

Foto: Adauto Nascimento / Banco de imagens, HRAC-USP

Há oportunidades para as áreas de Ciências Biológicas, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social; gratuitos, os cursos recebem inscrições nos meses de janeiro e fevereiro

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) inicia 2013 com foco especial na área de ensino. Neste ano, estão sendo oferecidos dois novos cursos gratuitos: a Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva, com bolsa mensal de R$ 2.384,82, e a Prática Profissionalizante em Cirurgia Craniofacial para Tratamento de Deformidades Congênitas e Adquiridas da Face.

Além das duas novidades, que, juntas, oferecem 22 vagas, há mais 79 vagas disponíveis para outros oito cursos também gratuitos já existentes na instituição. São eles: Mestrado e Doutorado em Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas; Residência Multiprofissional em Saúde: Síndromes e Anomalias Craniofaciais; Especializações em Periodontia e em Psicologia Clínica e Hospitalar; Atualização em Ortodontia Preventiva e Interceptiva; Aprimoramento Profissional em Reabilitação de Anomalias Craniofaciais; e Práticas Profissionalizantes em Intervenção Fonoaudiológica na Fissura Labiopalatina e em Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis.

Ao todo, são 101 vagas para dez cursos de pós-graduação stricto e lato sensu e de extensão. Há oportunidades para graduados nas áreas de Ciências Biológicas, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina (Otorrinolaringologia, Cirurgia Plástica e/ou Cabeça e Pescoço), Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social. Conforme o curso, a duração varia de um a dois anos, e a carga horária, de 30 a 60 horas semanais. As exceções são os cursos de Mestrado e Doutorado, que podem ser concluídos no período de um até cinco anos, em dedicação integral.

As inscrições serão recebidas nos meses janeiro e fevereiro. A Residência Multiprofissional em Saúde: Síndromes e Anomalias Craniofaciais e a Especialização em Psicologia Clínica e Hospitalar já estão com inscrições abertas, as quais podem ser feitas até o dia 31 de janeiro. As próximas a serem abertas serão para o Aprimoramento Profissional em Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, no período de 7 a 11 de janeiro.

Todos os editais estão disponíveis no site www.centrinho.usp.br/hospital/pesquisa. Inscrições e outras informações: Seção de Apoio Acadêmico (telefone 14 3235-8420 ou e-mail ccex@centrinho.usp.br) ou Seção de Pós-Graduação da instituição (telefone 14 3235-8434 ou e-mail secpg@centrinho.usp.br). O Hospital Centrinho-USP está localizado na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, CEP 17012-900, Bauru (SP).

Desenvolvimento científico
Instituição pública de ensino, pesquisa e prestação de serviços, o Centrinho-USP é referência nacional e internacional no tratamento das fissuras labiopalatinas e da deficiência auditiva e, há 45 anos, vem sendo campo de estudo para profissionais e pesquisadores de todo o país e também do exterior.

A atividade acadêmica no Hospital teve grande avanço há cerca de duas décadas, quando iniciaram seus programas de ensino. Hoje, com 20 cursos de pós-graduação stricto e lato sensu e de extensão – todos gratuitos – e quase mil especialistas, mestres e doutores titulados, o Centrinho-USP ocupa lugar de destaque no cenário científico mundial. Diversos convênios, intercâmbios, projetos e parcerias internacionais incrementam esse horizonte e favorecem o desenvolvimento do conhecimento.

“Intenso contato com a prática em hospital especializado, atuação interdisciplinar em saúde e oportunidade de participação em pesquisas multicêntricas e ações de telessaúde são alguns dos diferenciais dos nossos cursos”, afirma a chefe técnica do Serviço de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Centrinho-USP, Ana Lúcia Pompéia Fraga de Almeida. “É essa relação produtiva entre ensino, pesquisa e prestação de serviços que nos permite contribuir sistematicamente para a formação de recursos humanos altamente qualificados e para o avanço da ciência, compartilhando conhecimentos e multiplicando líderes”, ressalta.

Confira a seguir a relação completa de cursos e vagas:

Cursos                   Inscrições             Vagas     Duração C.H.
Mest. e Dout.         24/01 e 25/01         16            1 a 5 a.    Integral
R.Mult. Sínd. e AC 02/01 a 31/01         17            2 anos    60h
R. Mult. Saúde Aud               15/01 a 31/01         20            2 anos    60h
Esp. Periodontia   14/01 a 08/02         08            1 ano      40h
Esp. Psicologia    02/01 a 31/01         09            1,5 ano   32h
Atual. Ortodontia  22/01 a 04/02         06            1 ano      40h
Aprim.P. Reab.AC 07/01 a 11/01         09            1 ano      40h
P.P. Int.Fono.FLP 18/02 a 27/02         12            1 ano      30h
P.P. IC e P.A.Imp.  15/01 a 31/01         02            1 ano      40h
P.P. Cir. Cran.       21/01 a 04/02         02            1 ano      40h

Tiago Rodella (Mtb. 57.490)
Foto: Adauto Nascimento / Banco de imagens, HRAC-USP