USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Campanha: descarte correto de medicamentos

Em 27 de abril foi realizado em Bauru o evento “Farmacêutico na Praça”, que integra a campanha “Prevenção de impactos ambientais pelo uso e descarte consciente dos medicamentos”. A atividade aconteceu das 9h às 14h, na Praça Rui Barbosa.

No dia, uma equipe de farmacêuticos realizou diversos serviços gratuitos para a população: recolhimento de sobras e medicamentos vencidos de uso domiciliar; orientação quanto ao uso e acondicionamento correto dos medicamentos; aferição de pressão arterial e orientação sobre os riscos de sua oscilação para o organismo; e teste de glicemia capilar para triagem e encaminhamento para controle junto à Associação dos Diabéticos e serviços de saúde de Bauru.

A farmacêutica do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP e membro do Conselho Regional de Farmácia (CRF) de Bauru, Maria Benedita Esgotti, salienta que as sobras e os remédios vencidos de uso domiciliar devem ser entregues nas unidades básicas de saúde do município, que providenciará o recolhimento e a devida destinação dos mesmos.

Promovida pela Comissão de Farmácia do CRF-Bauru, a campanha tem como parceiros a Seção de Farmácia do Departamento Hospitalar do Centrinho-USP, a Secretaria Municipal de Saúde de Bauru e uma empresa de coleta e destinação de resíduos.