Festa junina das crianças do Cedau

No dia 11 de junho, das 18h30 às 22h, será realizada a tradicional Festa Junina do Centro Educacional do Deficiente Auditivo (Cedau), programa ligado ao Serviço de Educação e Terapia Ocupacional do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP.

O evento acontece na Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru (Assenag), localizada na Rua Dr. Fuas de Mattos Sabino, 1-15. Estão programadas diversas brincadeiras e gincanas para as crianças atendidas e familiares, além de apresentação de danças, casamento caipira e muitas surpresas. A festa marca o início das férias no Cedau e é um momento importante de integração entre as famílias.

A realização da festa conta com o apoio de diversas seções e serviços do Centrinho-USP, como Educação e Terapia Ocupacional, Eventos/Comunicação, Manutenção, Nutrição e Serviços Gerais, além do Berçário e Maternal Leite & Amor da Prefeitura do Campus USP-Bauru e de estabelecimentos da cidade.

Reabilitação
O Cedau visa favorecer a aquisição e o desenvolvimento da audição e da linguagem oral de crianças com idade entre 2 e 12 anos, usuárias de aparelhos auditivos e implante coclear. Num período, as crianças realizam atividades pedagógicas e terapêuticas no Cedau, com profissionais das áreas de pedagogia, fonoaudiologia e psicologia. No outro, elas frequentam a escola regular.

A equipe multidisciplinar do programa realiza ainda cursos de capacitação e orientação para os professores e pais dos pacientes. Um coral formado pelas crianças atendidas, que emociona a cada apresentação, complementa o processo de reabilitação e é uma mostra do desenvolvimento comunicativo desses pequenos. Criado em 1990, o Cedau tem atualmente 41 crianças de Bauru e região matriculadas.