USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Centrinho-USP completa 47 anos com ação de graças, canto e quadrilha

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) completa em junho 47 anos de atuação. Para comemorar a data, uma programação especial está marcada para este mês.

No dia do aniversário da instituição, 24 de junho, às 14h, será realizada uma cerimônia de ação de graças no jardim interno do Hospital. A solenidade contará com apresentação musical do Cantares Grupo Vocal, sob a regência de Idinha Teixeira.

Na sequência, uma quadrilha junina vai reunir pacientes, familiares, funcionários e alunos, também no jardim da instituição, numa grande integração entre os participantes.

E no dia 26 de junho, às 9h, a equipe do Serviço de Educação e Terapia Ocupacional do Centrinho-USP vai levar muita animação para os ambulatórios do Hospital, com quadrilha e casamento caipira com pacientes e familiares e distribuição de kits juninos.

Trajetória
Fundado em 24 de junho de 1967, o Hospital Centrinho-USP nasceu para oferecer tratamento reabilitador integral a pessoas com malformação craniofacial – especialmente a fissura labiopalatina – e síndromes relacionadas. A partir da década de 80, passou a atuar também na área da saúde auditiva. Pioneiro no país no tratamento cirúrgico com implante coclear, já realizou cerca de 1.300 cirurgias na área.

Com mais de 100 mil pacientes matriculados, provenientes de todas as regiões do país, o Centrinho-USP também passou a oferecer, desde 2005, serviços médico-hospitalares e ambulatoriais à população de Bauru e região, por meio de pactuação com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e agendamento via Departamento Regional de Saúde do Estado de São Paulo (DRS-VI Bauru).

Como hospital universitário, o Centrinho-USP é um importante núcleo de geração, mediação e difusão do conhecimento, oferecendo no total 20 cursos de pós-graduação stricto sensulato sensu e de extensão, todos gratuitos. Mais de 1.000 especialistas, mestres e doutores do Brasil e também do exterior já foram titulados pela instituição. Em média, são 250 alunos matriculados todos os anos.

Com intensa produção científica, o Hospital computa anualmente centenas de publicações nacionais e internacionais. Projetos de pesquisa, estudos multicêntricos e intercâmbios são desenvolvidos em parcerias com universidades e centros especializados do Brasil e do exterior. Iniciativas desenvolvidas nas áreas de Telessaúde e Telemedicina, com educação e assistência à distância, também incrementam o atual cenário de atuação do Centrinho-USP.

Fotos: Adauto Nascimento / Banco de imagens HRAC-USP