Sipat Integrada conta com programação diversificada

sipat 2014No período de 3 a 7 de novembro, acontece a XII Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) denominada “Maria do Carmo Tibiriçá Borro”.

Com o tema “Garantindo a saúde com qualidade de vida”, a Sipat Integrada reúne a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho), a Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) e a empresa Centro.

Com a programação diversificada, as atividades ocorrerão no Teatro Universitário da FOB, no Centro de Convivência e na Pós-Graduação da FOB e do Centrinho.

“Neste ano, pensamos em trazer palestras com temas bem variados. Além das questões já tradicionais das Sipats, iremos abordar outros pontos. Em um dia, iremos falar da história de superação de quem teve um acidente de trabalho e outro do feminismo nas relações de trabalho. Entendemos que tudo isso pode colaborar para um trabalho mais produtivo e seguro”, explica Paula Marques, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura do Campus.

A abertura ocorre no Teatro Universitário da FOB no dia 3 de novembro, às 14h, com a palestra “Aprendendo a Viver Sem as Mãos”. O responsável é Flávio Peralta, que, em um acidente de trabalho, perdeu as duas mãos. Haverá venda de livros do palestrante no local.

No dia 4 de novembro, às 9h, Laís Modelli fala sobre “Feminismo e as Relações de Trabalho”. A palestra será no Centro de Convivência do campus.

No dia 5 de novembro, às 11h, a professora do Departamento de Fonoaudiologia da FOB, Andréa Cintra Lopes discorre, na sala de Pós-Graduação do Centrinho, sobre a importância da “Saúde Auditiva”.

Às 9h do dia 6 de novembro, o professor da Disciplina de Patologia da FOB, Alberto Consolaro trata do tema “Doenças Sexualmente Obtidas e as que Afetam o Homem Contemporâneo”. A palestra ocorre na Pós-Graduação da FOB.

E, para encerrar, no dia 7 de novembro, às 14h, no Centro de Convivência do campus, o tenente do Corpo de Bombeiros Vinícius José Silva fala sobre “Sistema de Emergência Médica e os Primeiros Socorros”.

Serviço:

Quem quiser participar pode se inscrever pelo e-mail: eventos@centrinho.usp.br Também haverá inscrições na hora em cada local das palestras. Mais informações nos ramais: 358136, 358259 e 358304.

Fonte: CIPA PUSP-B

Marianne Ramalho, MTb. 15.744