Última semana da exposição Abre Alas na USP

mascara net 2O Projeto Atelier & Arte da Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) da Universidade de São Paulo (USP) realiza a mostra “Abre Alas”, com trabalhos da artista plástica Andreza Engler.

Estão expostas até o dia 31 de março, na recepção do Centro Cultural da USP, 12 obras com as técnicas de tinta óleo, tinta acrílica e guache sobre tela, com aplicações de vidro, jornal e tapete de algodão, com a proposta de mostrar a união do coletivo e as particularidades das mulheres retratadas.

Andreza Engler, 25 anos, cursa o 2° ano de Design de Produto na Unesp de Bauru, faz quadros por encomenda e ministra aulas de pintura. Aos 9 anos começou a fazer aula de pintura, no período de um ano, e depois parou de ir às aulas mas continuou pintando em casa.

O significado da atividade artística em sua vida é expressar emoções e fazer as pessoas refletirem acerca de algo. Fez diversas exposições em Sorocaba, a primeira foi no jornal Diário de Sorocaba aos 11 anos, depois na Casa da Cultura, Biblioteca Municipal e Sorocaba Shopping.

Engler esclarece que o tema da mostra Abre Alas é o nome do coletivo feminista da Unesp Bauru, inspirado na primeira marchinha de carnaval da história “Ó abre alas”, composta em 1899 pela musicista brasileira Chiquinha Gonzaga.

Segundo a artista, nos desfiles de carnaval o abre-alas é responsável por “abrir” o Carnaval, ou seja, a primeira parte da escola de samba a desbravar a avenida. Portanto, é um nome que representa força e avanço.

Desta forma, o coletivo feminista da Unesp Bauru tem este nome tanto pela função do abre-alas no desfile da escola de samba, quanto pela primeira marchinha de carnaval, que foi composta por uma mulher, explica Andreza Engler.

A exposição “Abre Alas” é aberta ao público em geral, e pode ser visitada no Centro Cultural do campus até o dia 31 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Centro Cultural localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária. Informações no telefone: (14) 3235-8394.

Marianne Ramalho (MTb. 15.744)

Foto: Andreza e a obra Autorretrato

Crédito da foto: Giane Quintela