USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Solenidade marca os 49 anos do Centrinho-USP

Para comemorar a data, será realizado às 8h30 desta sexta-feira, dia 24, no jardim interno do Hospital, o hasteamento da Bandeira Nacional, com a presença da professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, superintendente do HRAC e diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), e membros da comunidade do campus USP de Bauru.

À frente do Centrinho-USP desde janeiro, a professora Maria Aparecida destaca que duas das prioridades atuais são as ações para a implantação da tão esperada Faculdade de Medicina no campus – em que o HRAC tem papel fundamental – e uma maior inserção de alunos de graduação em Odontologia e Fonoaudiologia da FOB no Hospital.

“Também temos como prioridade ajustes com vistas a melhorar a qualidade da prestação de serviços do Hospital, com foco na valorização dos servidores técnico-administrativos e no atendimento ao paciente”, ressalta.

A instituição
Instituição pública de ensino, pesquisa e extensão, o Centrinho-USP integra o campus de Bauru da USP juntamente com a FOB e a Prefeitura do Campus. O Hospital foi fundado em 24 de junho de 1967, para oferecer tratamento a pessoas com malformação craniofacial – especialmente a fissura labiopalatina – e síndromes associadas.

A partir da década de 1980, passou a atuar também na área da saúde auditiva, sendo pioneiro no país no tratamento cirúrgico com implante coclear (desde 1990), com mais de 1.500 cirurgias já realizadas nessa área. Com foco na completa reabilitação e no cuidado humanizado ao paciente, o Centrinho-USP oferece atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS).

Reconhecido como hospital de ensino pelos Ministérios da Saúde e da Educação, é um importante núcleo de geração e difusão do conhecimento, inovações e protocolos de tratamento. Isso é possível por meio de programas de ensino e da atuação na área da pesquisa, inclusive por meio de convênios com renomadas instituições do exterior e financiamento de órgãos de fomento nacionais e internacionais.

Atualmente são oferecidos 17 cursos de pós-graduação stricto sensulato sensu e de extensão, todos gratuitos, com cerca de 220 alunos matriculados. Desde 1995, quando tiveram início os programas de ensino do Hospital, mais de 1.300 mestres, doutores e especialistas do Brasil e estrangeiros já foram titulados. A excelência da instituição é reconhecida também por diversos prêmios e certificações nacionais e internacionais.