USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

HRAC-USP tem processos seletivos para cursos lato sensu e de extensão

Cirurgia ortognática realizada no Centro Cirúrgico do HRAC-USP. Foto: Márcio Antonio da Silva, HRAC-USP

São ofertadas 25 vagas para práticas profissionalizantes, residência médica e especialização, todos gratuitos; inscrições serão realizadas neste mês de fevereiro

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru tem processos seletivos para diversos cursos lato sensu e de extensão.

Os processos seletivos com inscrições abertas ofertam 25 vagas para práticas profissionalizantes, residência médica e especialização, todos gratuitos. Os cursos são voltados a profissionais com formação nas áreas de Medicina e Odontologia.

As inscrições serão realizadas neste mês de fevereiro. As atividades de todos os cursos têm início em março de 2022, e a duração, carga horária e cronograma do processo seletivo variam de acordo com o curso.

Práticas profissionalizantes
Para as Práticas Profissionalizantes, são oferecidas 18 vagas, nas áreas de Medicina e Odontologia.

Na área médica, a Prática Profissionalizante em Rinologia oferta 01 vaga e as inscrições encerram nesta sexta-feira, 04/02/2022. Os candidatos dever ser graduados em Medicina com residência concluída em Otorrinolaringologia. A duração é de um ano, com carga horária de 40 horas semanais.

Já na área de Odontologia, ainda estão abertas as inscrições para as Práticas Profissionalizantes em Odontopediatria (07 vagas para 16 horas semanais e 02 vagas para 28 horas semanais) e em Periodontia (08 vagas). Os candidatos devem ser graduados em Odontologia e ter Especialização nas respectivas áreas. As Práticas Profissionalizantes em Odontopediatria têm duração de seis meses e cargas horárias de 16 e 28 horas semanais. As inscrições serão recebidas até o dia 11/02/2022. Já a Prática Profissionalizante em Periodontia tem duração de um ano e carga horária de 28 horas semanais, e as inscrições serão realizadas de 25/02 a 11/03/2022.

Para todas as Práticas Profissionalizantes, as inscrições serão realizadas via Sistema Apolo USP (https://uspdigital.usp.br/apolo/). Os processos seletivos ocorrerão nos meses de fevereiro e março de 2022, de acordo com o curso.

Residência médica
A Residência Médica em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial conta com 01 vaga e os candidatos devem ser graduados em Medicina com residência médica concluída em Cirurgia Plástica, Otorrinolaringologia e/ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação (MEC), a Residência terá duração de um ano, com bolsa de estudo da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).

As inscrições serão realizadas até esta sexta-feira, 04/02/2022, via Sistema Apolo USP (https://uspdigital.usp.br/apolo/). A prova objetiva, prova prática e análise curricular ocorrerão no dia 10/02/2022, no HRAC-USP.

Especialização
Há ainda 06 vagas remanescentes para a Especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia, que tem carga horária de 24 horas semanais e duração de dois anos, de março de 2022 a fevereiro de 2024.

As inscrições estão abertas e serão recebidas até às 18h de 15/02/2022, exclusivamente via Sistema Apolo USP (https://uspdigital.usp.br/apolo/). Os candidatos devem ter graduação em Odontologia. Não há taxa de inscrição.

A seleção terá duas fases. As provas específica e de proficiência em Inglês (primeira fase) serão realizadas em sala de aula da Pós-Graduação do HRAC, no dia 22/02/2022. Já a segunda fase (não presencial), composta de análise curricular, será realizada pela Comissão Avaliadora em 25/02/2022.

Inscrições e informações
Os editais e todos os detalhes das práticas profissionalizantes, curso de aperfeiçoamento e especialização podem ser consultados no endereço https://hrac.usp.br/processos-seletivos/extensao/. O HRAC-USP fica na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru (SP). Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail saac@usp.br.

Foto: Klaus Aires, Smile Train

Centro de liderança e excelência
Instituição pública mantida com recursos da USP, do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios institucionais, o HRAC-USP foi fundado em 24/06/1967. Pioneiro no país, é referência mundial no tratamento e pesquisa das anomalias craniofaciais, síndromes associadas e deficiência auditiva. Nesses 54 anos, registra mais de 122.000 pacientes já atendidos (sendo 52.000 ativos), de todo o Brasil, e já formou cerca de 1.700 mestres, doutores, especialistas e outros profissionais em cursos de extensão universitária. Em 2021, o HRAC-USP foi estabelecido como o primeiro Centro de Liderança em Fissuras Labiopalatinas no Brasil pela Smile Train – maior organização do mundo dedicada à causa da fissura –, servindo como núcleo para o tratamento e treinamento profissional na área. Site: www.hrac.usp.br.

 

Relação de cursos/vagas com inscrições abertas

Curso Vagas
Prática Profissionalizante em Rinologia (Medicina) 01
Prática Profissionalizante em Odontopediatria (16 horas semanais) 07
Prática Profissionalizante em Odontopediatria (28 horas semanais) 02
Prática Profissionalizante em Periodontia 08
Residência Médica em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial 01
Especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia 06
Total de vagas 25