Produção inicial de fala em crianças é tema de estudo da Fonoaudiologia

Pais de crianças com idade entre 0 e 18 meses estão convidados para participar de questionário.

Pais ou responsáveis por crianças com idade entre 0 e 18 meses estão convidados para participarem como voluntários numa pesquisa da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP), que visa a normatização de um questionário sobre o desenvolvimento inicial de fala.

Para participar da pesquisa o voluntário precisa responder o questionário on-line no link: https://pt.surveymonkey.com/r/Pesquisa_FOB-USP

A pesquisa é conduzida pelo aluno Luiz Claudio Daniel da Silva, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da FOB-USP, com a orientação da professora doutora do Departamento de Fonoaudiologia, Adriane Lima Mortari Moret.

A pesquisa é denominada “Tradução, Adaptação Transcultural e Normatização do instrumento LittlEARS® Early Speech Production Questionnaire para o português brasileiro”.

A proposta do trabalho é realizar a adaptação e normatização do questionário para o português brasileiro para ser usado em fins clínicos, acadêmicos e de pesquisa no Brasil.

O questionário foi desenvolvido fora do Brasil e para ser usado em nosso contexto foram realizadas etapas de tradução e adaptação necessárias no texto.

No momento a pesquisa está em seu último estágio, que é a aplicação do questionário no público-alvo para que o mesmo seja normatizado para a nossa língua e contexto.

A pesquisa pretende identificar as etapas iniciais do desenvolvimento, que são importantes para a aquisição de fala de crianças nos primeiros meses de vida com deficiência auditiva, a partir da versão que será traduzida, adaptada e normatizada do questionário LittlEARS.