USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Abertas as inscrições para mestrado e doutorado no HRAC

Defesa de tese de Laryssa Araújo, em 12/02/2020. Foto: Márcio Antonio da Silva/HRAC-USP

Gratuito, programa de pós-graduação oferece 32 vagas e outras duas adicionais destinadas exclusivamente a pessoas com anomalias craniofaciais; as inscrições estão abertas e serão recebidas até às 17h do dia 27 de junho

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para mestrado e doutorado no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru.

Gratuito, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, área de concentração em Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, oferece 34 vagas no total – 15 para mestrado e 19 para doutorado – voltadas a pessoas com formação na área da saúde e áreas afins.

Pela primeira vez, a seleção adotará política de ação afirmativa, oferecendo duas vagas adicionais além das 32 – uma para mestrado e uma para doutorado – exclusivamente a pessoas com anomalias craniofaciais, as quais deverão realizar todas as etapas do processo seletivo e se autodeclarar pessoa com anomalia craniofacial.

Único no país e no mundo em sua área de concentração, o Programa de Pós-Graduação stricto sensu do HRAC-USP tem nota cinco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que representa nível de excelência em itens como formação dos mestrandos e doutorandos, qualificação do corpo docente, pesquisa, produção cientifica e captação de fomento.

Os candidatos devem ter: formação superior compatível com as linhas de pesquisa do Programa; disponibilidade presencial para as atividades de pesquisa e disciplinas do curso – que poderão ser programadas nos períodos da manhã, tarde e/ou noite –, incluindo atividades ambulatoriais ou assistenciais relacionadas à pesquisa no HRAC-USP; proficiência em língua inglesa; além de artigo aceito para publicação ou publicado em periódico, ou produção bibliográfica ou técnica acadêmica relevante nos últimos cinco anos (para candidatos ao doutorado).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível no site do HRAC-USP, até às 17h do dia 27 de junho de 2022. Não será cobrada taxa de inscrição.

O processo seletivo será realizado no formato on-line, nos dias 25 e 29 de julho de 2022. A seleção será composta por prova específica dissertativa e discussão e análise curricular, por meio de plataformas on-line. Para os candidatos que não tenham certificado de proficiência, haverá prova de língua inglesa no dia 04 de julho de 2022, também por meio de plataforma on-line. As aulas e demais atividades terão início em 11 de agosto de 2022.

O edital completo, formulários de inscrição e de autodeclaração, súmula curricular e relação de orientadores estão disponíveis no endereço https://hrac.usp.br/processos-seletivos/mestrado-doutorado. O HRAC-USP fica na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru (SP). Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail secpghrac@usp.br.

Fachada do HRAC-USP. Foto: Klaus Aires/Smile Train (2021)

Centro de liderança e excelência
Instituição pública mantida com recursos da USP, do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios institucionais, o HRAC-USP está prestes a completar 55 anos de fundação. Pioneiro no país, é referência mundial no tratamento e pesquisa das anomalias craniofaciais, síndromes associadas e deficiência auditiva. Nessas mais de cinco décadas de atividades, registra mais de 126.000 pacientes já atendidos de todo o país, e já formou cerca de 1.800 mestres, doutores, especialistas e outros profissionais em cursos de extensão universitária, do Brasil e do exterior. Em 2021, o HRAC-USP foi estabelecido como o primeiro Centro de Liderança em Fissuras Labiopalatinas no Brasil pela Smile Train – maior organização do mundo dedicada à causa da fissura –, servindo como núcleo para o tratamento e treinamento profissional na área. Site: www.hrac.usp.br.