FOB realiza pesquisa com aparelho que evita dor orofacial

Peter Svensson e Paulo Conti

A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) recebeu em maio, Peter Svensson, professor e pesquisador da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, que veio como professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas Aplicadas da FOB/USP.

Svensson ministrou a disciplina “Dores Orofaciais: Pesquisa e Clínica” em conjunto com Paulo César Rodrigues Conti, professor titular do Departamento de Prótese e presidente da Comissão de Pós-Graduação da FOB/USP, para alunos de mestrado e doutorado interessados na área.

Esta é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP. O objetivo é trazer para os pesquisadores da FOB e alunos, novidades no campo das dores orofaciais, em relação a diagnóstico, método de diagnósticos, tratamento, tratamento do bruxismo (ranger dos dentes) e qual a relação que isso tem com as dores e cefaléias (dores de cabeça).

A visita é o início de uma parceria com o professor Sevensson e a Universidade de Aarhus com o objetivo de desenvolver trabalhos de projetos de pesquisa em conjunto, inclusive alguns deles com o uso de aparelhos para o controle de atividades como o bruxismo.

Segundo o professor Paulo Conti, Dores Orofaciais é uma área da odontologia muito ampla e que envolve métodos de detecção destas doenças e a melhor abordagem para o seu tratamento.

Esta área envolve o estudo de todas as dores dos pacientes que apertam, rangem os dentes e tem dores na face ao acordar. Pessoas que tem dores na face devido a problemas de neurologia, neralgias do trigêmio, conhecidas como aqueles choques na face. E também pacientes que apresentam a coexistência, ou seja, a existência conjunta de dores na face e as dores de cabeça, as cefaléias.

Disfunção Temporomandibular (DTM)

Dentre os diversos tipos de dores orofaciais existe a Disfunção Temporomandibular (DTM), que se manifesta pelo bruxismo (apertamento dos dentes), ocasionando fraturas nos dentes, dores de cabeça, entre outros sintomas. Paulo Conti afirma que em média 20% da população tem algum sintoma de DTM, sofrendo estes desconfortos.

Há pelo menos 2 anos, em vários países da Europa, pessoas que sofrem com DTM tem agora à sua disposição um aparelho denominado grindcare (tratamento do ranger dos dentes). O grindcare é um aparelho que foi desenvolvido para auxiliar no controle do bruxismo, ou seja, o ranger dos dentes noturno.

A pessoa está dormindo e perde o controle sobre o ranger dos dentes, que é bastante nocivo, porque eles se desgatam e há também uma fadiga na musculatura da mastigação e na articulação que se tornam doloridas.

A ação do grindcare acontece por meio de um dispositivo do tamanho de um celular com um fio, e toda vez que a pessoa aperta os dentes e o aparelho capta esse grau de apertamento, ele emite um sinal como se fosse um “pequeno beliscão” no indivíduo. Com o passar dos dias e meses a pessoa aprende de uma maneira involuntária que apertar os dentes provoca este tipo de reação e deixa de apertar.

Para o professor da FOB este é um estímulo diferente. O cérebro humano funciona desta maneira: eu tenho uma atividade “x” e toda a atividade é influenciada por outros estímulos. Então estes estímulos na região do nervo trigêmio da face tendem a confundir o cérebro.

Com isso, se eu tenho um estímulo e eu não ranjo os dentes, com o tempo eu vou aprendendo. Isto se chama biofeedback (aprendizado), treinamento e aprendizado, nesse caso involuntário do paciente. A vantagem é que o paciente não acorda por ser em nível de sono e o estímulo não é doloroso.

O professor Conti informa que a faculdade já tem projetos de pesquisa aprovados pelo Comitê de Ética da FOB, e com a presença do professor Svensson demonstrando o uso do aparelho ele será utilizado em pesquisas desenvolvidas na USP. Por outro lado, este aparelho ainda não está disponível no Brasil para venda.

Já existem trabalhos publicados na literatura que comprovam a eficácia do uso deste aparelho, em especial para pessoas que não se adaptam a placa de mordida. Em vista disso, o objetivo é desenvolver pesquisas na FOB que possam comprovar a real eficácia do grindcare.

Informações sobre o aparelho podem ser obtidas no site: www.grindcare.com da empresa dinamarquesa Medotech.

Marianne Ramalho (Mtb. 15.744)