USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Pós-graduandos e profissionais do HRAC-USP são premiados

Mariane Goes, diretora de Educação e Treinamento da Smile Train para a América Latina, e o doutorando do HRAC Bruno Braga. Foto: Divulgação/HRAC

Os trabalhos premiados e com menção honrosa são das áreas de odontologia e audiologia, de autoria de doutorandos, residentes e profissionais

Doutorandos, residentes e profissionais do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP foram premiados recentemente em quatro congressos científicos.

O trabalho “Comportamento da irrupção do canino após enxerto alveolar em pacientes com FLPUC” [sigla para fissura labiopalatina unilateral completa], de autoria do doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do HRAC Bruno Mariano Ribeiro Braga, recebeu o Prêmio Smile Train de melhor trabalho apresentado na categoria Oral apresentado no 13º Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas e Anomalias Craniofaciais, realizado de 17 a 19/8/2023 em Recife (PE). O trabalho é derivado da dissertação de mestrado de Bruno, que teve orientação de Terumi Okada Ozawa, ortodontista e orientadora do Programa de Pós-Graduação do HRAC.

O HRAC foi representado no evento por pós-graduandos, egressos e profissionais.

Congresso de Fonoaudiologia
Já no 30º Congresso Fonoaudiológico de Bauru (Cofab), realizado na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) entre os dias 16 e 19/8/2023, o trabalho “Influência da hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus na perda auditiva em idosos”, de autoria de Maria Júlia Gobbi Volpe, residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva do HRAC, recebeu o prêmio de melhor trabalho na categoria “Audiologia – Pós-Graduação”.

O trabalho tem como coautores: Eliene Silva Araújo, professora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e fonoaudióloga da Seção de Implante Coclear do HRAC (2012-2017); Maria Gabriela Paz da Silva, residente em Saúde Auditiva no HRAC (2020-2022); Ana Elisa Lara de Noronha Souza, fonoaudióloga da Divisão de Saúde Auditiva e doutora em Ciências da Reabilitação pelo HRAC; e as docentes do Departamento de Fonoaudiologia da FOB Kátia de Freitas Alvarenga e Lilian Cássia Bornia Jacob.

Outros dois trabalhos de membros do HRAC receberam menção honrosa no congresso: “Desempenho dos indivíduos com deficiência auditiva unilateral em situações complexas de audição antes da amplificação” (categoria “Audiologia – Pós-Graduação”), de autoria de Cláudia Daniele Pelanda Zampronio, fonoaudióloga da Divisão de Saúde Auditiva e doutoranda do HRAC; Rafaela Oliveira Bernal, graduanda de Fonoaudiologia da FOB; Jerusa Roberta Massola de Oliveira, fonoaudióloga da Divisão de Saúde Auditiva e doutora em Ciências da Reabilitação pelo HRAC; e Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli, docente do Departamento de Fonoaudiologia da FOB.

O outro é intitulado “Lista de reconhecimento auditivo de sentenças: Gravação e verificação da aplicabilidade para uso na prática clínica” (categoria “Audiologia – Graduação”) e tem autoria de Letícia Gizelle Sanches Mariotto, graduada em Fonoaudiologia pela FOB e residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva do HRAC; Sílvia Letícia Lopes, fonoaudióloga (Alfenas-MG); e das docentes do Departamento de Fonoaudiologia da FOB Regina Tangerino de Souza Jacob, Adriane Lima Mortari Moret e Natália Barreto Frederigue-Lopes.

Terceiro lugar
Em mais dois congressos científicos, trabalhos de pós-graduandos do HRAC também tiveram destaque.

No 13º Encontro Norte Nordeste de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, realizado no período de 2 a 4/8/2023, em Fortaleza (CE), o trabalho “Perfil respiratório de pacientes com fissura labiopalatina antes e após cirurgia ortognática de avanço de maxila” foi premiado pela Comissão Científica com o terceiro lugar dos melhores trabalhos apresentados de forma oral no fórum científico.

Os autores são: Déborah Rocha Seixas, mestre em Ciências da Reabilitação pelo HRAC (2022) e doutoranda em Ciências Odontológicas Aplicadas pela FOB; Sérgio Éberson da Silva Maia, mestrando do HRAC; Renata Paciello Yamashita, fonoaudióloga da Seção de Laboratório de Fisiologia e orientadora da Pós-Graduação do HRAC; e Ana Paula Fukushiro, docente do Departamento de Fonoaudiologia da FOB e chefe da Seção de Laboratório de Fisiologia e orientadora da Pós-Graduação do HRAC.

E o trabalho “Intervenções fisioterapêuticas no pós-operatório de cirurgia ortognática em fissura labiopalatina” foi contemplado com o terceiro lugar na categoria “Profissional” no 5º Simpósio de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) da Unesp, que aconteceu nos dias 18 e 19/8/2023.

O trabalho tem como autoras: Noemi Garcia da Silva, mestranda do HRAC; Karine Aparecida Arruda, fisioterapeuta do HRAC e doutora pela FMB-Unesp; e a professora Ana Paula Fukushiro.

Excelência e reconhecimento
Para o professor Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC, “essas premiações são muito gratificantes e representam o reconhecimento da excelência acadêmica dos cursos oferecidos pela instituição, tanto os de pós-graduação como os de cultura e extensão universitária”.

“É um reconhecimento também da alta qualificação do nosso corpo docente, pesquisadores, profissionais e alunos”, completa o dirigente.