+ Newsletter, Notícias

Cato da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP realiza pesquisa com pessoas obesas ou com sobrepeso

Os dados dos participantes serão mantidos em sigilo

Pessoas com idade entre 45 e 70 anos e que sejam obesas ou com sobrepeso estão convidadas para participar de uma pesquisa sobre os efeitos da sarcopenia e da obesidade, na força de mordida e da qualidade de vida de pacientes obesos.

Sarcopenia se caracteriza por perda progressiva de massa muscular e redução do desempenho físico.

Interessado(a)s deverão comparecer no Centro Avançado Translacional do Obeso (Cato), do Departamento de Ortodontia e Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), às segundas-feiras, das 8h às 10h ou às quartas-feiras, das 14h às 16h.

A pessoa voluntária que preferir agendar com antecedência o horário, poderá entrar em contato com o pesquisador Marcelo no telefone: (14) 99709-4190.

Caso necessite de tratamento odontológico de baixa complexidade (profilaxia, restaurações e extrações), a execução será gratuita dentro das dependências do Centro de Pesquisas (CPC).

Com o tema “Avaliação da força de mordida e da qualidade de vida em pacientes obesos com e sem sarcopenia: Modelagem de equações estruturais”, a pesquisa é desenvolvida por Marcelo Salmazo Castro, doutorando do Programa de Ciências Odontológicas Aplicadas, Área de Concentração em Saúde Coletiva, sob orientação da professora Silvia Helena de Carvalho Sales Peres.

Os dados dos participantes serão mantidos em sigilo, garantindo privacidade e confidencialidade.

A FOB-USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária, em Bauru (SP).

(Com informações do jornalista Luís Victorelli, da Assessoria de Comunicação da PUSP-B)