Pedro Henrique Della Libera foi um dos 30 jovens especialistas de todo o mundo selecionados para programa internacional de fellowship em ultrassonografia da Sociedade Europeia de Medicina Intensiva

Pedro Della Libera realiza treinamento no King’s College Hospital. Foto: Arquivo pessoal
O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade de São Paulo (USP) e responsável técnico pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas de Bauru, Pedro Henrique Della Libera, foi contemplado para um treinamento no renomado King’s College Hospital em Londres.
Ele foi um dos 30 jovens especialistas de todo o mundo selecionados para o programa internacional de Fellowship em Ultrassonografia Geral para Terapia Intensiva da Sociedade Europeia de Medicina Intensiva (ESICM, na sigla em inglês).
Esta primeira edição do programa tem duração de cinco dias, de 13 a 17 de outubro de 2025, e oferece um treinamento abrangente em ultrassonografia para terapia intensiva, com atividades clínicas e teóricas desenvolvidas em prestigiados centros europeus, localizados na Alemanha, Espanha, Itália, Países Baixos, Polônia, Reino Unido e Romênia.
Para Pedro, esta é uma excelente oportunidade não só para ele – do ponto de vista profissional, como médico intensivista, doutorando e pesquisador –, mas também para o para o HC Bauru e para a Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU) da USP.
“O Hospital das Clínicas de Bauru está crescendo. Pretendemos ampliar nossa atuação – especificamente do serviço de terapia intensiva – para além da assistência, buscando a abertura de Residência em Medicina Intensiva. Nesses três anos [de implantação e funcionamento do HC Bauru], temos conseguido oferecer uma assistência cada vez melhor aos pacientes, mas, tratando-se de um hospital-escola, precisamos avançar também na pesquisa e no ensino”, afirma.
De acordo o médico intensivista, mesmo que curto, esse estágio no King’s College em Londres possibilitará estabelecer novos vínculos e abrir caminho para futuras parcerias de pesquisa e ensino para os estudantes, residentes e médicos tanto da FMBRU quanto do HC Bauru.
“Além dessa construção de vínculos e de conhecer um renomado serviço de excelência, a minha expectativa é o aprimoramento em uma técnica que já venho utilizando com os nossos pacientes e ensinando os graduandos de Medicina, a ultrassonografia à beira-leito. Acredito ser um aprendizado que se reverte para o melhor e mais avançado atendimento para os nossos pacientes da UTI e do SUS [Sistema Único de Saúde]”, frisa Pedro.
A técnica de ultrassonografia à beira-leito (POCUS, na sigla em inglês) permite avaliação e diagnóstico rápido de condições potencialmente graves, entre elas o manejo de pacientes com falta de ar aguda e em choque circulatório, além do acompanhamento da eficácia da intervenção, explica. A pesquisa de doutorado do médico intensivista também está relacionada à ultrassonografia à beira-leito.

Júlio Alencar, docente da FMBRU-USP, diretor-geral do HC Bauru e orientador de Pedro. Foto: Comunicação/HC Bauru
Reconhecimento
O professor da FMBRU-USP e diretor-geral do HC Bauru, Júlio César Garcia de Alencar, destaca que este reconhecimento internacional – a seleção e participação no fellowship da ESICM – é motivo de grande orgulho.
“A UTI do HC de Bauru já conquistou o selo UTI Eficiente, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB); já foi selecionada pelo Governo do Estado para integrar o Programa TeleUTI, iniciativa de saúde digital que promove a qualificação das UTIs paulistas; e agora alcança mais um importante marco, dessa vez internacional. Parabenizamos o doutor Pedro e toda a equipe do serviço de Terapia Intensiva do HC Bauru pelo trabalho de excelência, comprometido com a ciência, a inovação e o cuidado humanizado”, ressalta Júlio, que também orienta a pesquisa de doutorado de Pedro.