USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Newsletter

Hospital das Clínicas de Bauru: estrutura e nomenclaturas

Com o intuito de manter a identidade institucional unificada e o reconhecimento do seu trabalho, o HC Bauru divulga um breve guia com orientações sobre a sua estrutura e as terminologias corretas

O Hospital das Clínicas de Bauru (HC Bauru) foi inaugurado em 1º de agosto de 2022. É um hospital público integrante do Sistema Único de Saúde (SUS), subordinado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e gerido pela FAEPA (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP).

O complexo é composto por duas unidades que formam um único hospital:

Unidade Clínicas; e

Unidade Centrinho, que reúne o Prédio dos Ambulatórios, Unidades de Internação (Pediatria e Clínica Cirúrgica), Centro Cirúrgico, UTIs Pediátricas, Centro Especializado no Desenvolvimento Auditivo (CEDAU), Recreação e a Clínica de Odontologia.

Essas unidades atuam de forma integrada, compartilhando a mesma missão institucional: cuidar de pessoas com excelência e eficiência, integrando ciência e humanismo para transformar vidas e garantir valor em saúde.

Relação entre HC Bauru e HRAC
O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) continua existindo como uma unidade da USP. Já o HC Bauru é a instituição assistencial que assumiu os atendimentos ambulatoriais e hospitalares de pacientes em reabilitação por fissuras labiopalatais, anomalias craniofaciais e saúde auditiva que antes eram realizados pelo HRAC.

Nomenclatura correta
Para manter a identidade institucional unificada e o reconhecimento do trabalho do HC Bauru, é fundamental utilizar as terminologias corretas:

Formas corretas:
Hospital das Clínicas de Bauru ou HC Bauru (para todo o complexo);
Unidade Clínicas (para identificar uma área/prédio);
Unidade Centrinho* (para identificar uma área/prédio);
HRAC* (para contextos de ensino, pesquisa e inovação).

Evite usar:
Unidade I e Unidade II;
HC ou HCB;
HRAC (para contextos assistenciais).

As expressões erradas não representam oficialmente o hospital e reduzem a clareza de sua identidade institucional, além de não refletirem o histórico de excelência do serviço.

Integração com Ensino e Pesquisa
O HC Bauru é um hospital-escola, servindo como campo de prática para estudantes da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU) e da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), além de residentes do HRAC.

Essa integração fortalece a formação acadêmica e promove a inovação contínua nos atendimentos.

Saiba mais:
https://youtu.be/CWbg8FYvdqY

Um só HC Bauru
Um hospital com duas unidades, uma só identidade, um mesmo compromisso com a saúde pública, o ensino e a excelência no cuidado.

(Fonte: Comunicação HC Bauru)

…………………………………………

*No âmbito da Universidade de São Paulo, HRAC é o órgão onde permanecem lotados os servidores da USP que atuam no HC Bauru. Além disso, HRAC e Centrinho também são utilizados para se referir a contextos históricos da instituição.

(Fonte: Comunicação USP Bauru)