USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Comissão Gestora do Convênio SUS-FOB-USP convida pessoal das áreas envolvidas com o tema AVC para participar de encontro em Campinas

Inscreva-se aqui https://avc.encontrodigital.com.br/app/pnlca-campinas/inscricao

A Comissão Gestora do Convênio SUS-FOB-USP, a pedido do Departamento Regional de Saúde – DRS-VI Bauru, convida a comunidade do Campus USP de Bauru, envolvida no tema, a participar do Encontro “Linha de Cuidado do AVC Sudeste”.

O evento será realizado nos dias 25 e 26 de novembro de 2025 no Hotel Premium Campinas. A promoção é da Rede Brasil AVC e Sociedade Brasileira de AVC.

Os temas centrais a serem discutidos durante o Encontro “Linha de Cuidado do AVC Sudeste” são Gestão e Implementação, Curso Atenção Primária, Capacitação no Cuidado Agudo do AVC e Curso de Reabilitação no AVC.

Inscreva-se aqui https://avc.encontrodigital.com.br/app/pnlca-campinas/inscricao

Para conhecer a programação completa, acesse https://avc.encontrodigital.com.br/app/pnlca-campinas/paginas/programacao

Mais informações podem ser obtidas no site do evento https://avc.encontrodigital.com.br/app/pnlca-campinas/

Saiba mais sobre o AVC

AVC (Acidente Vascular Cerebral) é uma condição grave causada pela interrupção do fluxo sanguíneo no cérebro, podendo levar à morte ou sequelas permanentes.

Também conhecido como derrame cerebral, ocorre quando o sangue deixa de chegar adequadamente a uma parte do cérebro. Isso pode acontecer de duas formas principais:

AVC isquêmico: causado por obstrução de uma artéria cerebral. É o tipo mais comum, representando cerca de 85% dos casos e AVC hemorrágico: causado pelo rompimento de um vaso sanguíneo no cérebro, levando a sangramento.

Em ambos os casos, a falta de oxigênio e nutrientes provoca a morte de células cerebrais, podendo resultar em paralisia, dificuldades de fala, perda de memória e outras sequelas.

Os sintomas mais comuns são paralisia ou fraqueza em um lado do corpo, dificuldade para falar ou entender, perda de visão ou visão dupla, dor de cabeça intensa e súbita e confusão mental ou desorientação.

Qualquer sintoma ou dúvida, é preciso agir rápido. Cada minuto conta, o atendimento médico imediato pode salvar vidas e reduzir sequelas.