As inscrições para estudantes nacionais estarão abertas de 1º de março a 31 de maio – Imagem: Freepik
A Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU-USP) oferece, por meio do programa USP Academy, em parceria com a Universidade de Nova York, o curso internacional “Distúrbios Craniofaciais, Audição e Fala: Uma Abordagem Interdisciplinar para Fissura Labiopalatina e Reabilitação Audiológica”.
Com o título original “Craniofacial Disorders, Hearing, and Speech: An Interdisciplinary Approach to Cleft Palate and Audiological Rehabilitation”, o curso será ministrado integralmente em inglês para estudantes de graduação e pós-graduação das áreas da saúde e afins, de qualquer instituição.
As inscrições para estudantes nacionais estarão abertas de 1º de março a 31 de maio. O curso será realizado presencialmente no campus da USP em Bauru, nos dias 22, 23, 24 e 25 de julho de 2026, das 9h às 12h30 e das 14h às 18h. A participação é gratuita e as vagas são limitadas.
O objetivo é capacitar estudantes de graduação e pós-graduação para o cuidado interdisciplinar de pacientes com fissura labiopalatina, com foco nos desfechos auditivos em longo prazo, nos distúrbios da orelha média e na reabilitação da fala.
Serão abordadas as bases embriológicas, anatômicas e funcionais da fissura labiopalatina e seus impactos na fala e na audição. Também serão discutidas e classificadas condições otológicas associadas, como otite média com efusão e perda auditiva condutiva, além da apresentação de protocolos para monitoramento audiológico longitudinal e acompanhamento otológico no cuidado de pacientes com fissura.
A programação contempla ainda a comparação de estratégias clínicas e cirúrgicas interdisciplinares adotadas por centros craniofaciais internacionais, o estímulo ao diálogo colaborativo entre otorrinolaringologia, audiologia, fonoaudiologia e cirurgia craniofacial, bem como a discussão de evidências científicas e protocolos clínicos relacionados à colocação de tubos de ventilação, uso de aparelhos auditivos, próteses auditivas ancoradas no osso e implantes cocleares em casos complexos.
O curso “Craniofacial Disorders, Hearing, and Speech: An Interdisciplinary Approach to Cleft Palate and Audiological Rehabilitation” será oferecido sob a responsabilidade dos professores Luiz Fernando Manzoni Lourençone (FMBRU-USP) e Nivaldo Alonso (FMUSP) e contará com a participação do pesquisador Roberto L. Flores (New York University/NYU).
Para se inscrever, acesse: https://internationaloffice.usp.br/uspacademy/. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: rafaelmd@usp.br
Luís Victorelli (MTb 21.656)

