USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Hospital das Clínicas de Bauru recebe certificação de Hospital de Ensino

Concedida pelo Ministério da Saúde, a certificação de Nível 1 reconhece a compatibilidade da instituição para a integração ensino-serviço e como ambiente de prática e aprendizagem; as Unidades Clínicas e Centrinho servem de campo de formação e especialização para estudantes e residentes da FMBRU-USP e da FOB-USP

Fachada do Hospital das Clínicas de Bauru. Foto: Klaus Aires/Acervo USP


O Hospital das Clínicas de Bauru (HC Bauru) recebeu neste ano a Certificação de Hospital de Ensino – Nível 1, por meio da
Portaria Conjunta Nº 36/2026 (de 21 de janeiro), do Ministério da Saúde. A certificação de Nível 1 reconhece a compatibilidade institucional enquanto integração ensino-serviço e ambiente de prática e aprendizagem.

As Unidades Clínicas e Centrinho servem de campo de formação e especialização para estudantes e residentes da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU) e da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), da Universidade de São Paulo (USP), e também de outras universidades, por meio de convênios.

Além do HC Bauru, a Portaria certificou outros cinco estabelecimentos hospitalares, dos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Com a publicação, os hospitais têm o prazo de até 180 dias para solicitar a Certificação de Hospital de Ensino – Nível 2, que é a condição plena de Hospital de Ensino e prevê o agendamento e a visita presencial de técnicos e avaliadores dos Ministérios da Saúde e da Educação.

Júlio Alencar, diretor-geral do HC Bauru e  professor da FMBRU. Imagem: FMBRU-USP

Integração ensino-serviço
“Esse reconhecimento consolida o HC Bauru como um Hospital de Ensino, com o DNA da Universidade de São Paulo, integrante da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e do Sistema Único de Saúde, que alia assistência de alta complexidade, ensino e pesquisa. O impacto é direto na formação de médicos e médicas e na qualidade do cuidado oferecido à população. Trata-se de um marco institucional que valida um projeto construído de forma coletiva, com forte compromisso acadêmico, assistencial e social”, destaca o professor Júlio César Garcia de Alencar, diretor-geral do HC Bauru e docente da FMBRU-USP.

Para o dirigente, a certificação indica também que o HC Bauru atende a critérios rigorosos do Ministério da Saúde para atuar como cenário qualificado de formação, pesquisa e inovação em saúde. “A certificação amplia oportunidades para estudantes, residentes, docentes e profissionais, fortalece programas de residência e graduação da FMBRU-USP e cria um ambiente ainda mais propício à produção científica e à qualificação da assistência”, afirma.

Júlio ressalta ainda que o HC Bauru está dentro do prazo previsto na Portaria e já está trabalhando na preparação institucional para a próxima etapa. “O Hospital segue em processo contínuo de organização e qualificação para atender plenamente aos requisitos da certificação Nível 2. Os requisitos envolvem integração ensino-serviço, existência e funcionamento regular de programas de ensino e residência, governança institucional, qualidade assistencial, segurança do paciente, produção científica, infraestrutura adequada e compromisso com o SUS. Esses critérios já fazem parte da rotina do HC Bauru e outros seguem em permanente aprimoramento”, explica.

“Essa conquista só foi possível pelo esforço do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hospital das Clínicas de Bauru, liderado pela doutora Gesiane Bom, junto à Faculdade de Medicina de Bauru. Estendo meus agradecimentos ao professor Sebastião, liderança incansável no projeto de fortalecimento da saúde pública na nossa região, através da FMBRU-USP e do HC Bauru”, conclui Júlio.

Estudantes de Medicina da FMBRU-USP em atuação no HC Bauru. Foto: Tiago Rodella/USP

Polo de assistência, ensino e pesquisa em saúde
Para o professor José Sebastião dos Santos, diretor da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU) da Universidade de São Paulo (USP), o reconhecimento como Hospital de Ensino – Nível 1 pelo Ministério da Saúde confirma que o Hospital das Clínicas de Bauru reúne condições estruturais, assistenciais e acadêmicas compatíveis com a formação em saúde integrada ao SUS. “No contexto da FMBRU-USP, isso consolida o HC Bauru como cenário central de práticas para graduação e pós-graduação, alinhado ao projeto da Faculdade de Medicina de Bauru e ao compromisso da USP com a interiorização do ensino e o fortalecimento da rede pública de saúde em Bauru e região”, considera.

O dirigente pontua que, na prática, a etapa de Nível 1 é pré-requisito para a certificação de Nível 2, que, após avaliação presencial, confere ao HC Bauru a condição plena de Hospital de Ensino e o vincula a incentivos e políticas específicas, tanto as do Ministério da Saúde, como as do Ministério da Educação, para esse tipo de instituição. “A certificação final deve ampliar as possibilidades de estágios, residências e projetos de pesquisa, fortalecer a integração interprofissional no cuidado e favorecer a atração e retenção de profissionais qualificados, criando um ambiente ainda mais rico de aprendizagem para docentes, estudantes, médicos residentes e profissionais da residência multiprofissional, mestrandos e doutorandos da USP”, frisa.

José Sebastião dos Santos, diretor da FMBRU-USP. Imagem: FMBRU-USP

O professor Sebastião assinala que “a FMBRU-USP tem papel direto na conquista dessa certificação ao liderar o processo, ademais por comprovar a utilização do HC Bauru como campo de formação dos estudantes de graduação e pós-graduação, organizar a atuação de docentes e preceptores no Hospital e cooperar para articular o HC Bauru com a rede SUS regional”. Essa parceria estruturada, segundo o dirigente, contribuiu para demonstrar a integração ensino-serviço exigida pela Portaria Conjunta MS/MEC Nº 8.033/2025 e foi determinante para que o Hospital atendesse aos requisitos analisados pelo Ministério da Saúde.

Na avaliação do diretor da Faculdade de Medicina de Bauru, a certificação também simboliza um compromisso de longo prazo. “O HC Bauru, a FMBRU-USP e seus parceiros assumem a responsabilidade de manter e qualificar continuamente o cuidado oferecido à população, a formação de profissionais de saúde e a produção de conhecimento. É um marco na consolidação de Bauru como polo de assistência, ensino e pesquisa em saúde, com impacto direto sobre a qualidade do atendimento para os usuários do SUS na região”, acentua o professor Sebastião.

Formação médica e melhoria do SUS
Os estabelecimentos certificados como Hospital de Ensino são locais estratégicos para a formação em saúde e visam promover mais qualidade na formação profissional; fortalecer a rede de atenção à saúde e melhorar os serviços prestados à população; contribuir para a produção de evidências científicas e inovação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); favorecer e consolidar a interação entre saúde e educação nas esferas federal, estaduais e municipais; além de valorizar os profissionais que atuam como educadores em serviço por meio da preceptoria.

Os Hospitais de Ensino são reconhecidos nacionalmente como instituições de excelência em formação em saúde, consolidam-se como referência em campos de prática, supervisão e preceptoria, ampliam a integração com a Rede de Atenção à Saúde e melhoram a coordenação do cuidado. Para isso, recebem incentivo financeiro e prioridade em programas estratégicos como Mais Médicos, Agora Tem Especialistas e Pró-Residências.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, o Brasil conta com 204 Hospitais de Ensino. São 101 na região Sudeste, 43 na região Sul, 36 na região Nordeste, 10 na região Norte e 14 na região Centro-Oeste. Esta é a primeira certificação de Hospitais de Ensino no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2021 e um dos principais objetivos é garantir a qualidade da formação de especialistas e melhorar o atendimento no SUS de forma integrada à oferta de serviços de média e alta complexidade por meio do programa Agora Tem Especialistas.

(Com informações do Ministério da Saúde)

Matéria publicada em 10/02/2026 e atualizada em 11/02/2026, às 13h.