USP - Universidade de São Paulo
Campus Bauru
+ Notícias

Estudantes do ensino médio são premiados em simpósio de iniciação científica da USP

Autores de trabalhos de pré-iniciação científica desenvolvidos na FOB obtiveram menção honrosa na etapa internacional do 33º SIICUSP, evento que conta com a participação majoritária de estudantes de graduação; USP Bauru obteve, no total, 10 projetos com menção honrosa, sendo 6 da FOB e 4 da FMBRU

Bryan Araújo (que recebeu menção honrosa); Gabriela de Moraes Oliveira, pós-doutoranda do HRAC-USP e coorientadora dos alunos; e Larissa Sampietro (que desenvolveu trabalho de Pré-Iniciação Científica no HRAC-USP), durante participação na etapa internacional do SIICUSP em São Paulo, nos dias 26 e 27/11. Foto: Divulgação/USP


Jovens do ensino médio da rede pública que desenvolveram projetos de pré-iniciação científica na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) foram premiados na etapa internacional do último
Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica (SIICUSP).

Bryan Desidério de Araújo, aluno do terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual Prof. José Aparecido Guedes de Azevedo, em Bauru, recebeu menção honrosa pelo trabalho “Vivências em pesquisa científica: a formação de estudantes do ensino médio através do programa de pré-iniciação científica da Faculdade de Odontologia de Bauru”.

Carlos Ferreira dos Santos ministra aula no Programa de Pré-Iniciação Científica para os alunos do ensino médio da Escola Estadual Prof. José Aparecido Guedes de Azevedo, a qual tem carinhosa ligação por ter lecionado Química durante os anos de sua graduação em Odontologia. Foto: Divulgação/USP

O trabalho foi desenvolvido por meio do projeto de pesquisa “A técnica de PCR e a sua utilização no diagnóstico molecular da Covid-19 e da Dengue”, sob a orientação de Carlos Ferreira dos Santos, diretor da FOB-USP (2018-2022), superintendente do HRAC/Centrinho-USP (2019-2024) e, atualmente, pesquisador visitante na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, com Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE) da Fapesp.

Tiveram participação no trabalho outros três estudantes do ensino médio bolsistas de pré-iniciação científica na FOB-USP e no HRAC/Centrinho-USP: Manuella Santana Biazon, Larissa Doti Sampietro e Aressa Costa Nogueira, todos alunos da Escola Estadual Prof. José Aparecido Guedes de Azevedo, sob a supervisão da coordenadora Maria Luísa Grava Trentini.

Evento anual promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da USP, o SIICUSP tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por estudantes de graduação da USP, bem como de outras instituições de ensino do Brasil e do exterior.

Os alunos de Pré-Iniciação Científica em atividade na FOB-USP. A partir da esquerda: Aressa Nogueira, Larissa Sampietro, Manuella Biazon, Bryan Araújo e Thiago José Dionísio, especialista em laboratório da FOB-USP e coorientador dos estudantes. Foto: Divulgação/USP

Também podem participar do SIICUSP projetos vinculados ao Programa de Pré-Iniciação Científica e de Pré-Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP, que visa promover a cultura científica e tecnológica em estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, sob a orientação de um docente da USP.

Vale destacar que os trabalhos de pré-iniciação científica (desenvolvidos por alunos do ensino médio) concorrem com os trabalhos de iniciação científica (desenvolvidos por estudantes de graduação), e não em outra categoria.

Nesta última edição do SIICUSP, 10 trabalhos desenvolvidos na USP Bauru receberam menção honrosa, sendo 6 da FOB-USP e 4 da FMBRU-USP. Desses 10 trabalhos, 9 foram desenvolvidos por alunos de graduação em Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina (iniciação científica) e 1 por estudantes do ensino médio (pré-iniciação científica).

Trabalhos da USP Bauru premiados:

AUTOR UNIDADE ORIENTADOR
Bryan Desidério de Araújo e outros FOB Carlos Ferreira dos Santos
Giovanna de Souza FOB Natália Barreto Frederigue Lopes
João Augusto Magalhães Neto FOB Victor Mosquim
Lucas Guagliareli Passeri FOB Camila de Oliveira Rodini Pegoraro
Paulo Eduardo Alves Silveira FOB Estevam Augusto Bonfante
Vinícius Lima Sabbag FOB Paulo Sérgio da Silva Santos
Erika Yinqi Wu FMBRU Tales Rubens de Nadai
Gabriel Sousa Toledo FMBRU Ana Carolina Magalhães
Júlia Marchatto Kamei FMBRU Talita Mendes Oliveira Ventura
Vitor Manoel Correia Rosa FMBRU Deborah Viviane Ferrari

Além do trabalho de Bryan, já mencionado, os demais estudaram temas como: avaliação da percepção da fala em crianças; fabricação e caracterização de material bioativo utilizado para tratar a sensibilidade dos dentes; análise de células associadas ao câncer de laringe; efeitos de técnica que permite avaliar a estabilidade, resistência e durabilidade de cerâmicas odontológicas; efeitos da laserterapia nas propriedades da saliva; aceitabilidade de hormônio sintético utilizado como contraceptivo; efeitos do aminoácido beta-alanina no proteoma muscular esquelético de animal; diagnóstico de lesões de tireoide; e triagem auditiva em adultos e idosos.

A relação completa de todos os trabalhos premiados está disponível no site da PRPI-USP.

Etapas
O SIICUSP é composto por duas fases. Na primeira, cada Unidade, ou grupo de Unidades, organiza seu próprio evento, com trabalhos de sua área específica. Os estudantes apresentam seus projetos para uma comissão avaliadora, que indica os que forem melhor avaliados para a segunda fase, denominada “Etapa Internacional”. Nessa fase, os estudantes selecionados têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos novamente, em evento com participação de todas as áreas do conhecimento, na Cidade Universitária, em São Paulo, e os trabalhos mais bem avaliados recebem menção honrosa. Estudantes de universidades estrangeiras também participam, apresentando seus projetos, depois de selecionados por comitês de sua instituição.

Por Tiago Rodella/Assessoria de Comunicação da USP Bauru