Projeto USP em Rondônia recebe Prêmio Cidadania Sem Fronteiras

Equipe do Projeto "USP em Rondônia" durante cerimônia de premiação

O projeto “USP em Rondônia”, desenvolvido pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP), recebeu do Prêmio Cidadania Sem Fronteiras – 4a. Edição, Menção Honrosa pela Qualidade e Sustentabilidade da Ação. A entrega aconteceu no dia 31 de outubro na Pinacoteca do Estado.

A premiação é concedida pelo Instituto Cidadania Brasil e Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Esta é a segunda vez que o Projeto “USP em Rondônia” ganha reconhecimento nacional. Em 2009 ficou em segundo lugar, na categoria Saúde, da 3ª. Edição do Prêmio.

O Prêmio Cidadania Sem Fronteiras tem o objetivo de reconhecer e criar referência quanto às melhores ações ou práticas sociais desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior, com a participação de seus alunos em atividades de extensão, agregando valores e conhecimentos a seus alunos e melhorias de qualidade de vida junto às comunidades atendidas.

Para concorrer à premiação, o Projeto tem que preencher vários requisitos, como: objetivos do projeto, diagnóstico, demanda (realidade apresentada), abrangência, número de envolvidos, plano de ação, número de beneficiados, impactos na qualidade de vida dos participantes e dos beneficiados e resultados obtidos.

“A cada ano, milhares de projetos do Brasil todo participam nas diversas categorias atendidas pela premiação. Receber uma menção honrosa desse porte é o reconhecimento do trabalho de toda a equipe, que leva o nome e o orgulho de ser da FOB”, diz a professora do curso de Fonoaudiologia da FOB-USP, Magali de Lourdes Caldana, coordenadora do projeto.

“USP em Rondônia”: conheça mais

O Projeto “USP em Rondônia” surgiu no ano de 2002, com o objetivo de proporcionar melhores condições de saúde para uma população desprovida de atenção quanto à esse aspecto. O trabalho realizado conta com os dois cursos da Faculdade de Odontologia de Bauru, Odontologia e Fonoaudiologia, em atividades de prevenção, promoção de saúde, tratamento e reabilitação.

Duas vezes por ano, equipes itinerantes prestam serviços à população em uma área circunscrita às zonas urbana e rural de um município no interior do Estado de Rondônia, denominado de Monte Negro e populações ribeirinhas adjacentes. Grande parcela desta população vive distante dos centros de referência, alheia às condições básicas de saneamento, educação e a programas de saúde básica (prevenção primária, secundária e terciária).

“O Projeto ‘USP em Rondônia’ busca adequar à realidade local, com o intuito de dinamizar as ações já desenvolvidas no referido município e assim oferecer melhor qualidade de vida a população carente”, resume Caldana.

Luís Victorelli (MTb 21.656)
Arte: Daniel Gregório