Tio Gastão ganha busto no jardim do Centrinho

Aposentado pela Universidade de São Paulo, ele dirigiu este hospital universitário por 45 anos

A Superintendência do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/Centrinho-USP) lançou oficialmente, no dia 26 de outubro, um busto do professor José Alberto de Souza Freitas.

Mais conhecido por tio Gastão, ele é um dos fundadores do Centrinho-USP e o dirigente que ficou à frente desta instituição pública de reconhecimento internacional por exatos 45 anos (idade do Hospital). O gesto é, portanto, uma pequena homenagem a quem tanto fez pela história desse Hospital, que tem hoje mais de 80 mil brasileiros em seus registros de matrícula.

O local escolhido para a fixação do busto é o jardim do pátio interno do Centrinho-USP. Lugar por onde tio Gastão passava diariamente, até sua aposentadoria em maio deste ano, em vésperas de completar 70 anos. Lá, no jardim, ele gostava de se sentar ao lado de mães de pacientes e, sem crachá de identificação, ouvia suas histórias, seu dramas e aproveitava o momento para ver o que precisava mudar ou melhorar na rotina hospitalar.

Era seu jeito de administrar. Foi desta forma que este dirigente público, formado em Odontologia, construiu a credibilidade de uma das maiores instituições públicas especializada no tratamento de anomalias congênitas do crânio e da face.

O evento contou com missa, homenagens e apresentações musicais, como o Conjunto Musical Sonia Berriel e a soprano Sussi Rose Buggini Ferreira, além de crianças e jovens pacientes do Centrinho-USP que integram o coral do Cedau e o Coral Vibrar. Cerca de 400 convidados, entre autoridades, funcionários, amigos e familiares do tio Gastão participaram da solenidade.

O busto
Assinado pelo artista Otavio Teixeira Mendes Neto, 66, de Campinas (SP), o busto foi confeccionado a partir de fotografias do homenageado. Entre seus trabalhos, Otavio confeccionou o busto do ex-governador Dr. André Franco Montoro, que foi encomendado para o Instituto Latino Americano de São Paulo.

Elaine de Sousa (Mtb. 29.593)
Foto: Camila Alvares, SerCom