Plataforma Alumni USP terá novos recursos para ex-alunos

Portal contará com um balcão de oportunidades de empregos mais amplo e um Clube de Vantagens, com cupons que oferecerão descontos em atividades de lazer, educação e cultura.

Em 2019, a plataforma Alumni, rede social que reúne ex-alunos da Universidade, vai ter novidades. O portal passará a contar com um balcão de oportunidades mais amplo, no qual empresas criadas ou não por egressos da USP poderão anunciar vagas de emprego para os usuários.

“Atualmente, o balcão de oportunidades da plataforma anuncia vagas oferecidas por pessoas físicas ou jurídicas também cadastradas na plataforma e, portanto, diplomados na USP. Depois da publicação do edital, prevista para março de 2019, esperamos receber vagas e oportunidades de diversas empresas”, explica a coordenadora do programa e professora da Faculdade de Odontologia (FO), Marina Helena Cury Gallottini.

Além disso, os ex-alunos cadastrados terão acesso ao “Clube de Vantagens”, com cupons que oferecerão descontos em atividades de lazer, educação e cultura. “Queremos oferecer cupons a partir de abril, assim que a ferramenta ficar pronta. Já temos parceiros importantes querendo oferecer suas vantagens para os diplomados USP cadastrados na plataforma”, destaca.

Atualmente, a plataforma conta com quase 41 mil usuários cadastrados, o que representa 13,6% do total de diplomados da Universidade, que é de cerca de 300 mil estudantes. Do montante de cadastrados, 52% são de titulados na graduação, 22% na pós-graduação e 26% na graduação e na pós-graduação.

Esse número vem aumentando nos últimos meses e a expectativa, até o final deste ano, é que essa marca chegue a 80 mil ex-alunos. Para alcançar essa meta, serão desenvolvidas ações para estimular a colaboração das Unidades de Ensino e Pesquisa no projeto e será intensificada a divulgação do programa nas mídias sociais da USP.

Atualmente, as Unidades de Ensino de Pesquisa com o maior número absoluto de ex-alunos cadastrados são a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Escola Politécnica (Poli), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Faculdade de Medicina (FM) e Faculdade de Direito (FD).

“Estamos trabalhando em parceria com o Escritório de Desenvolvimento de Carreiras, ligado à Pró-Reitoria de Graduação, bem como a Agência USP de Inovação, a fim de unirmos esforços e juntos incrementarmos a conexão da USP com a sociedade”, afirma Marina.

Avanços

Criado em outubro de 2016, o Alumni USP vem recebendo, nos últimos dois anos, uma série de novos recursos, como o diploma virtual, ferramenta que permite aos formados a partir de 2013 imprimir um diploma certificado direto do site; e o acesso ao acervo digital do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi).

Os novos recursos se somam aos benefícios já oferecidos pela plataforma, como acesso aos serviços do G Suit da Google e possibilidade de acionar a geolocalização para encontrar usuários do Alumni nas proximidades, por nome ou por área de formação – algo que pode ser usado durante congressos e viagens de intercâmbio para fazer novas conexões dentro do meio profissional e acadêmico. O cadastro na plataforma é voluntário e gratuito.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Reitoria da USP)