Universidade de São Paulo é a primeira colocada em 33 das 40 carreiras avaliadas e mantém a liderança no Ranking Universitário Folha pelo quinto ano consecutivo, que avalia cinco indicadores: pesquisa, ensino, mercado, inovação e internacionalização
Os cursos de Medicina e de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) – oferecidos nos campi de Bauru, Ribeirão Preto e São Paulo – alcançaram a primeira posição no Ranking Universitário Folha (RUF) de 2025.
O ranking de cursos de graduação do RUF 2025 avaliou as 40 carreiras com mais ingressantes no Brasil e a USP foi a primeira colocada em 33 delas.
Já o ranking de universidades desta 11ª edição do RUF avaliou todas as 204 universidades do país, sendo que a USP manteve a primeira posição pela quinta vez consecutiva (com nota 98,34) e já alcançou o topo deste ranking em nove edições.
O RUF utiliza cinco indicadores principais para compor as notas. A USP foi considerada a melhor universidade do país em dois deles: pesquisa e mercado de trabalho. A instituição obteve a segunda posição em internacionalização e a terceira colocação em ensino e em inovação.
A avaliação considera dados de bases nacionais e internacionais de periódicos científicos, de patentes, do Censo da Educação Superior, do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), de agências estaduais e federais de fomento à ciência e de pesquisas de opinião do Datafolha.
“A liderança da USP em mais este ranking reforça nosso compromisso histórico com a produção de conhecimento e com a transformação da sociedade. Há mais de 90 anos, trabalhamos para garantir que a pesquisa e o ensino superior mantenham relevância social e contribuam de fato para o desenvolvimento do País. Mais do que reconhecimento, esse resultado representa uma responsabilidade: mostrar à sociedade que o investimento público em educação e ciência traz benefícios concretos no dia a dia das pessoas”, avalia o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.
Para Carlotti, a posição de destaque fortalece laços institucionais e abre novas oportunidades de cooperação. “A força da USP está também na capacidade de construir parcerias, tanto com instituições públicas quanto privadas”, ressalta.
O Ranking Universitário Folha de 2025 foi divulgado no último dia 9 de novembro e pode ser acessado em ruf.folha.uol.com.br/2025.
Destaque em ranking do Estadão
As graduações do Campus USP de Bauru também foram destaque no Guia da Faculdade 2025 do Estadão, publicado no dia 31 de outubro.
Os cursos de Odontologia e Fonoaudiologia da FOB-USP foram avaliados como excelentes, recebendo cinco estrelas no ranking.
E o curso de Medicina da FMBRU-USP, que acaba de formar sua terceira turma neste mês de novembro, já foi avaliado como muito bom, obtendo quatro estrelas.
(Com informações do Jornal da USP)



