
Gestantes interessadas em participar podem entrar em contato pelo celular/WhatsApp (11) 91596-0070. Ilustração: Freepik
Alinhada a um projeto internacional de pesquisa que envolve mais de 20 centros em diversos países, a Universidade de São Paulo (USP) investiga os efeitos da exposição de gestantes e bebês à tecnologia 5G, utilizando análises proteômicas(*) de amostras de saliva.
Para isso, está convidando as futuras mamães -a partir da 36ª semana de gestação- para participar dos estudos que, nesta primeira fase, consiste na aplicação de questionários e coleta de saliva. Na segunda etapa, será coletada a saliva de seus bebês e aplicação de testes de desenvolvimento.
Os questionários serão aplicados on-line ou mesmo presencialmente de acordo com a preferência da gestante. A coleta de saliva poderá ser feita em UBS (Unidade Básica de Saúde), USF (Unidade de Saúde da Família), na própria USP ou em domicílio, o que for mais conveniente.
Abrangência internacional
O trabalho científico está sendo desenvolvido pela pesquisadora Cristiane Domingues, doutoranda do Programa de Ciências da Reabilitação na área Cuidado Interdisciplinar nos Diferentes Ciclos da Vida da Faculdade de Medicina de Bauru da Universidade de São Paulo (FMBRU-USP), sob orientação da professora Marília Buzalaf.
Também fazem parte da equipe no campus USP de Bauru, as alunas de Iniciação Científica Beatriz Prudenciatti, do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP), Eliane Lima e Isabela Trad, do curso de Medicina da FMBRU-USP.
A pesquisa conta com um grupo de trabalho multidisciplinar e integra um projeto internacional que reúne mais de 20 centros de diversos países. O objetivo é oferecer respostas a questões levantadas pelas novas tecnologias sem fio, em especial o 5G, por meio de um plano de trabalho fundamentado em uma abordagem integrativa e transdisciplinar.
Serviço
As gestantes que desejarem participar voluntariamente e contribuir para o avanço da pesquisa podem entrar em contato pelo celular/WhatsApp (11) 91596-0070. Nesse canal, serão esclarecidas dúvidas e fornecidas informações adicionais, bem como orientações sobre o estudo.
(*) A análise proteômica é uma área da biologia molecular voltada para o estudo abrangente das proteínas de um organismo, investigando suas estruturas, funções e interações.
Luís Victorelli (MTb 21.656)

